De Ponta de Pedras-Brasil para Santiago-Cabo Verde

De Ponta de Pedras-Brasil para Santiago-Cabo Verde

Dom Teodoro Mendes Tavares, novo bispo para a Diocese de Santiago de Cabo Verde, despediu-se da Diocese de Ponta de Pedras-Brasil durante uma celebração Eucarística que presidiu terça-feira 17 de março de 2026, na Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Missa Crismal com a benção dos santos óleos, noticiou o Jornal Terra Nova.

Esta celebração antecipou a que geralmente, acontece na manhã de Quinta Feira Santa. Presentes na missa todos os padres, diáconos, seminaristas e todo o povo de Deus, uma vez que Dom Teodoro deixará a Diocese no dia 28 de março, antes da Páscoa.

No fim da celebração, Dom Teodoro agradeceu a Diocese de Ponta de Pedras pelo tratamento recebido nos quase 11 anos de serviço episcopal. “Não tenho como resumir e descrever tudo o que Deus fez na minha vida. Não vos esquecerei. Acho que uma das grandes graças que Deus me concedeu foi a de ser bispo diocesano de Ponta de Pedras”, disse.

O Bispo pediu ainda que se rezasse “por aquele que há de vir” para o suceder naquela Diocese. “Deus há de enviar-vos um bom bispo, que seja muito melhor do que eu. Peço-vos que o tratem, pelo menos, como me trataram a mim”, disse o prelado acompanhado de salvas de palmas dos fiéis presentes da celebração.

Dom Teodoro Tavares deixa o Brasil no dia 28 de março em direção a Portugal onde vai fazer um retiro espiritual. Deverá chegar a Cabo Verde no dia 16 de abril e tomará posse da Diocese de Santiago de Cabo Verde no dia 3 de maio, quinto domingo da Páscoa.

Scroll to Top