11 rapazes na ilha do Sal quiseram escutar a Voz que diz “Tu segue-Me”
Dos 23 a 27 deste mês na Paroquia Santo António dos Espargos aconteceu o discernimento vocacional. O lema que foi eleito foi “Tu segue-Me” (Jo 21, 22). Este acampamento contou com a participação de 11 rapazes que estiveram sob a orientação dos dois seminaristas provenientes desta ilha – Geovanni Borges (Seminário Maior Cristo-Rei dos Olivais, Lisboa) e Ricardo Correia (Seminário Diocesano Cristo Bom Pastor, Mindelo).
Na semana anterior tinha acontecido o encontro dos seminaristas da Diocese de Mindelo; instituição, no dia 17 de julho, ao ministério do acolitado de um dos seminaristas maiores que estuda no Seminário dos Olivais; e as ordenações, no dia 20 de Julho, diaconal e presbiteral que foram o cume (e o motivo) das atividades diocesanas na ilha do Sal. Esta iniciativa de fazer o acampamento vocacional surge neste contexto. As duas paróquias da ilha do Sal, em conjunto, resolveram aproveitar o ambiente propício para oferecer aos rapazes uma oportunidade de orar e de escutar a voz de Deus que chama sem cessar, nas e das suas realidades concretas.
Nestes dias de discernimento houve momentos de convívio com os padres e seminaristas; conferencias; testemunho do neo-sacerdote Eder e de um casal; momentos de lazer e de oração. O feedback deixado pelos rapazes foi que os dias foram ricos de muito aprendizado, partilhas de experiência e de muita oração. Foi uma oportunidade para ouvir a voz de Deus que chama cada um a uma vocação específica seja ela Matrimonial ou Sacerdotal. Avaliaram muito positivamente o encontro e demostraram forte desejo de participar em mais momentos deste género.