Universitários e Professores celebram Missa de Abertura do Ano Letivo 2021/2022

2021-11-08       Actualidade       Igreja

Na tarde do passado sábado (6/11), ocorreu na Capela da Escola Salesiana a Missa de Abertura do Ano Letivo 2021/2022, presidida por Dom Ildo Fortes, bispo de Mindelo, e concelebrada pelo Assistente Espiritual da Pastoral Universitária, Pe. Hernâny e pelo representante dos Salesianos, Pe. Celestino da Costa. A celebração, em tom de acolhimento aos estudantes e professores, marcou o início do novo ano académico. Estavam presentes também seminaristas e as pessoas que habitualmente participam da celebração vespertina nos Salesianos.

A missa foi organizada pela Pastoral Universitária, em parceria com o grupo de professores católicos, e contou com a generoso acolhimento dos Salesianos. Além dos universitários veteranos e caloiros, participaram da Missa os professores.
Em sintonia com o lema da Diocese de Mindelo «Igreja casa e escola de comunhão, viva e missionária», Dom Jaime ressaltou em sua homilia a importância do comprometimento com a comunhão em suas diversas dimensões. O bispo recordou também o lema da Pastoral Universitária, inspirado na música do Frei Gilson, “Eu te levantarei, Filho amado”. Ao comentar a Liturgia da Palavra, que falava sobre o profeta Elias e a viúva de Sarepta, Dom Ildo instigou os estudantes e os professores a terem a mesma confiança, coragem e perseverança.
Antes da Missa, Dilma Miranda, a coordenadora da Pastoral Universitária acolheu calorosamente aos presentes, aproveitando para convidá-los a participarem das demais atividades, como a Fogueira de Natal. O momento de acolhimento contou com a apresentação do lema, após um breve momento de animação.
Depois da bênção solene, os estudantes universitários receberam um mini-escapulário como lembrança.

Como ter uma Pastoral Universitária em sua Universidade/Faculdade?
Caso você professor, funcionário e/ou aluno, tenha o interesse em iniciar este Trabalho na Universidade/ Faculdade em que está, ou pretende conhecer um pouco deste trabalho e como ele acontece, entre em contato através dos números telemóveis: 9741600/5934696 ou pelo Facebook da Pastoral Universitária de Mindelo.

Fonte: Diocese de Mindelo