Solenidade de Cristo Rei é celebrada neste domingo

2021-11-19       Actualidade       Igreja

Neste domingo, dia 21 de novembro, é comemorada a Solenidade de Cristo Rei. A solenidade marca o final do ano litúrgico da Igreja. Em seguida, inicia-se um novo período, com o tempo do Advento.

A festa foi instituída em 1925, pelo Papa Pio XI, em meio a uma fase, onde, na sociedade, haviam correntes contrárias aos valores cristãos. A celebração lembra que Deus reina sobre todas as coisas.

Final do ano B
A Igreja dividiu a liturgia em um ciclo de três anos: Ano A, Ano B e Ano C. E neste domingo, com a Solenidade de Cristo Rei, termina também o Ano B. A partir do primeiro domingo do  Advento, 1º de dezembro, o triênio de leituras recomeçará. No Ano A, as celebrações dominicais se dedicam ao Evangelho de São Mateus; no Ano B, ao Evangelho de São Marcos; e no Ano C, ao Evangelho de São Lucas. O Evangelho segundo São João é lido no tempo da Quaresma, da Páscoa, e em algumas ocasiões e domingos do tempo comum.

Fonte: Diocese de Mindelo