Paróquia de São Vicente, em Mindelo, realiza Jornada de Formação Paroquial

2022-01-14       Actualidade       Igreja

A Paróquia de São Vicente, em Mindelo, realizou de 11 a 14 de janeiro, nas dependências da Igreja Matriz, a Jornada de Formação Paroquial que teve como tema principal a Igreja Sinodal. Participaram várias religiosas, seminaristas propedeutas, coordenadores de comunidades, pastorais e movimentos, catequistas, ministros, músicos e fiéis em geral.

A formação contou com a presença do padre José Eduardo Afonso, pároco da Paróquia de São José, na Cidade da Paraia, que decorreu sobre a Sinodalidade. De manhã, das 9h às 12h30, a formação destinou-se às religiosas e aos seminaristas propedeutas e, à tarde, das 18h às 20h30, destinou-se aos agentes pastorais.

A Jornada de Formação foi um espaço privilegiado de escuta e diálogo. Acreditando que o grande desafio para a implementação de um processo de sinodalidade na Igreja seja conjugar o estilo de “caminhar juntos” na estrutura paroquial.

Em entrevista ao Site da Diocese de Mindelo, uma das participantes da Jornada Paroquial, Ir. Maria Segunda Barbosa Pereira, falou um pouquinho sobre a iniciativa da paróquia. "Gostei muito, pois não é sempre que temos oportunidade de todas as congregações estarem juntas e tratarmos uma temática fundamental. O tema "A vida religiosa na Igreja: Comunhão, Participação, Testemunho, Missão com Responsabilidade" permitiu-nos fazer a revisão da nossa vivência comunitária, missão e consagração. Contamos com vários trabalhos de grupo que foram importantes  para fazer trocas de ideias, experiências e missão. Assim, conseguimos ver os pontes fortes e fracos, desafios e potencialidades. No último dia, baseados no modelo de liderança religiosa do Papa Francisco, fizemos uma radiografia do nosso empenho profético", assegurou a religiosa da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Maria.

Espera-se que a iniciativa seja para o crescimento e articulação da Paróquia de São Vicente, bem como a conscientização sobre a urgência de um caminho eclesial juntos.

Fonte: Diocese de Mindelo