Padroeira de Queimadas em São Nicolau: Festa de Nossa Senhora da Lapa 2021

2021-09-08       Actualidade       Igreja

No dia 8 de setembro comemora-se o dia de Nossa Senhora da Lapa, a padroeira de Queimadas, na ilha de São Nicolau. Com isso, uma programação foi organizada para que os fiéis possam participar.

Dadas as circunstâncias, atendendo às normas sanitárias em vigor e conscientes das condições que podemos oferecer, a Novena a Nossa Senhora realizou-se entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro. Ontem, terça-feira, houve a Missa Vespertina, seguida de procissão.
Hoje, há a Solene Celebração Eucarística, às 11h, presidida pelo pároco da Paróquia de São João Batista, em Porto Novo, Frei José Pires.
A igreja Matriz de Nossa Senhora da Lapa, considerada a mais antiga, foi construída em 1745, pertence à segunda paróquia da ilha de São Nicolau abrangendo cinco comunidades tais como Queimadas, Fajã, Covoada, Estância de Braz e Carvoeiros.
Aqui renovamos o convite a todos os devotos e peregrinos, de perto e de longe, para participarem, cumprindo as normas sanitárias em vigor.
Juntos vamos louvar Nossa Senhora da Lapa e invocar a sua intercessão maternal!

Oração à Nossa Senhora da Lapa
Ó Maria Santíssima, Virgem Pura,  descendente da realeza de Davi, Mãe de Nosso Redentor e Messias Jesus; Mãe da Humanidade, que tantos venerandos e piedosos títulos recebeste de teus filhos: sob o título de Nossa Senhora da Lapa vos invoco, clamando humildemente que ouças minha prece. Com respeito e veneração, ó Imperatriz do Universo, vos louvo e vos agradeço por tantos auxílios que me tens concedido.
A vós rezo, Nossa Senhora da Lapa, pedindo vossa proteção contra a miséria material e espiritual, as doenças, os desastres e tudo o que há de maligno. Com as luzes do Espírito Santo, traz o consolo para minhas aflições. Não me deixes cair em infidelidades ao nosso Criador. Conserva-me fiel à verdade da doutrina de Jesus. Torna-me um verdadeiro e pleno cristão, ciente de meus direitos e deveres. Concede-me também, Virgem da Lapa, a graça especial que vos peço (...).
Rainha da Lapa, confiante que minha súplica será por vós acolhida com amor maternal, vos entrego meus pedidos. Zela por minha família e coloca-me sob tua proteção e sob as bênçãos de Cristo.
Amém.

Fonte: Diocese de Mindelo (Departamento de comunicação: Padre Hernany Dias)