Padre Celestino Da Costa celebra a primeira missa na Capela Salesiana, em Mindelo

2021-09-26       Actualidade       Igreja

Do nosso amor a Cristo nasce inseparavelmente o amor à sua Igreja, povo de Deus, centro de unidade e comunhão de todas as forças que trabalham pelo Reino.” (Constituição dos Salesianos de Dom Bosco, Artigo 13).

Neste sentido de pertença e de amor a Cristo, aconteceu neste domingo, dia 26 de setembro, a primeira Missa do neo-sacerdote, Padre Celestino Costa, na Capela Salesiana de Nossa Senhora Auxiladora, em Mindelo, na ilha de São VIcente.

No final da celebração todos os que quiseram cumprimentar o novo sacerdote salesiano puderam fazê-lo, (e a grande maioria da assembleia o fez), sempre dentro das normas de segurança impostas pela pandemia.
E assim, na alegria de sermos Igreja viva continuemos em comunhão fraterna e proclamando que Jesus Cristo é o Senhor.

Biografia do Padre Celestino da Costa
Celestino da Costa, filho de Francisco da Costa e de Maria da Costa, nasceu a 30 de Setembro de 1987, em Iliomar - Lautém - Baucau - Timor Leste.
Foi baptizado a 17 de Março de 1988, na paróquia de Iliomar, diocese de Baucau; e crismado em Venilale (Baucau) a 17 de Julho de 2002. Fez o Pré- Aspirantado no colégio Salesiano Beato Filipe Rinaldi, em Venilale (Baucau) de 2001 a 2004.  Fez o aspirantado para a vida salesiana em Fatumaca, Timor Leste, de 2004 a 2007; o pré-noviciado foi em Lospalos - Timor Leste, de 2007 a 2008.
Fez o noviciado em Fatumaca, de 2008 a 2009. A primeira Profissão Religiosa (com votos por um ano) foi a 24 de Julho de 2009, em Fatumaca - Timor Leste; renovação, por um ano, em Comoro (Díli), em 2010 e em 2011; por três, em 2012.
Fez pós-noviciado na residência salesiana Artémides Zatti (em Comoro - Díli), frequentando e completando os estudos filosóficos de 2009 a 2012, no Instituto Superior de Filosofia e Teologia D. Jaime Garcia Goulart, em Fatumeta, Díli - Timor Leste
Em Fevereiro de 2013, veio para a Província Salesiana de Portugal, em situação de "transferência temporária", integrado num protocolo de colaboração com a Visitadoria Salesiana de Timor Leste.
No ano 2013-2014, fez o primeiro ano de tirocínio na casa salesiana de São Vicente, em Cabo Verde; o segundo (2014-2015) foi na casa salesiana de Poiares da Régua. A Profissão Perpétua foi a 18 de Julho de 2015, em Poiares da Régua. Em Setembro de 2015 passou para a casa salesiana de Évora, onde permaneceu até Agosto de 2019, fazendo os estudos teológicos no Instituto Superior de
Teologia de Évora e também na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. A 8 de Dezembro de 2016 recebeu o Leitorado, conferido pelo P. Artur Pereira, então Provincial; a 8 de Dezembro de 2017 recebeu o Acolitado, conferido pelo P. João Chaves Mendes, Vigário Provincial.
No ano 2019-2020, com residência na casa salesiana do Estoril, continuou o seu último ano do curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, a fazer a dissertação final.
Foi ordenado diácono no dia 8 de Dezembro de 2019 e presbítero no dia 14 de Agosto de 2021.

Fonte: Diocese de Mindelo (Departamento de comunicação: Padre Hernany Dias)