NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2024-25
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que este Decreto virem saúde e paz.
A Igreja é por natureza missionária; enviada pelo seu fundador pelo mundo inteiro (Mc 16,15), ela procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens (Cf. AG. Nº1). «Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica.» (CD. Nº11).
O ministério do Bispo, como Pastor de uma Diocese, é exercido em comunhão com os sacerdotes que participam do sacerdócio apostólico. «Todos os presbíteros, quer diocesanos quer religiosos, participam e exercem com o Bispo o sacerdócio único de Cristo; estão, pois, constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal» (CD. Nº28).
Assim, tendo ouvido o Conselho Presbiteral, promulgo as seguintes nomeações:
– Padre JOSÉ JÚLIO FORTES, Pároco da Paróquia de Santo António e Vigário Paroquial de Nossa Senhora das Dores, na Ilha do Sal, sendo dispensado das funções de Pároco da Paróquia de Santo António das Pombas, Vigário Paroquial das Paróquias de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Livramento, Santo Crucifixo e São Pedro Apóstolo e Vigário Forâneo na Ilha de Santo Antão, e mantendo o ofício de Coordenador do Secretariado Diocesano da Liturgia.
– Padre Frei MATIAS TAVARES SILVA, OFM Cap, Pároco da Paróquia de São Francisco Assis, na Ilha de São Nicolau, sendo dispensado da função de Responsável da Formação dos Diáconos Permanentes, observado o estabelecido no cân. 682 §1.
– Padre FILIPE JUSTINO KAMINGUELENGUE, Pároco da Paróquia de Santo António, na Ilha de São Vicente, mantendo a função de Assistente Espiritual da Comissão Diocesana para a Disciplina de EMRC.
– Padre Frei ODAIR GONÇALVES, OFM Cap, Pároco da Paróquia de São João Paulo II e Vigário Paroquial da Paróquia de São João Baptista, na Ilha de Santo Antão, observado o estabelecido no cân. 682 §1.
– Diácono RICARDO JORGE FORTES MONTEIRO (após ordenação presbiteral – 21 de Julho), Pároco da Paróquia de Santo António das Pombas e Vigário Paroquial das Paróquias de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Livramento, Santo Crucifixo e São Pedro Apóstolo, na Ilha de Santo Antão, sendo dispensado da função de Diretor interino da Delegação de São Vicente da EU Católica e mantendo o ofício de Membro da Comissão Bíblica Diocesana.
– Padre Frei HIPÓLITO BARBOSA – OFM Cap, Vigário paroquial das Paróquia de São João Baptista e São João Paulo II, na Ilha de Santo Antão, observado o estabelecido no cân. 682 §1.
– Padre Frei MICHAEL MOREIRA, OFM Cap, Vigário paroquial da Paróquia de São Francisco de Assis, na Ilha de São Nicolau, observado o estabelecido no cân. 682 §1.
– Padre ELISEU TEIXEIRA LOPES, ausente da Diocese, por um período de 2 anos, para estudos de Teologia Pastoral, na Pontifícia Universidade Lateranense – Roma, fica dispensado das funções de: Pároco da Paróquia de Santo António, Vigário Paroquial de Nossa Senhora das Dores, Vigário Forâneo do Sal e Boa Vista e Assistente Espiritual do Secretariado Diocesano da Família.
– Padre EVANILDO TAVARES DOS REIS, Responsável da formação dos Diáconos Permanentes, mantendo as anteriores funções.
– Diácono NELSON AMARILDO DA SILVA VARELA, Colaborador das Paróquias de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora da Lapa, na ilha de São Nicolau, e mantendo os ofícios de Membro dos Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil e da Liturgia.
– Diácono Permanente PEDRO ANTÓNIO SANTOS, Colaborador da Paróquia de Santo Crucifixo, sendo dispensado da mesma função na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, na ilha de Santo Antão.
– Diácono Permanente CLEMENTE PIRES DOS SANTOS, Colaborador da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, sendo dispensado da mesma função na Paróquia de Santo Crucifixo, na ilha de Santo Antão.
– Diácono Permanente JOÃO DA CRUZ DELGADO, Colaborador da Paróquia de Santo António das Pombas, sendo dispensado da mesma função na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na ilha de Santo Antão.
– Diácono Permanente BENEDITO ANTÓNIO LIMA, Colaborador da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, sendo dispensado da mesma função na Paróquia de Santo António das Pombas, na ilha de Santo Antão.
– Diácono Permanente JOSÉ SILVA BRITO, Colaborador da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, sendo dispensado da mesma função na Paróquia de São Vicente, na ilha de São Vicente.
– Diácono Permanente MANUEL NASCIMENTO DOS SANTOS, Jubilado.
Agradeço profundamente a quantos cessam as suas funções e a generosidade e dedicação como que as exerceram em favor do Povo de Deus. Agradeço igualmente a disponibilidade e o espírito generoso dos sacerdotes e diáconos agora nomeados: esperamos contar com a confiança e cooperação das comunidades que os acolhem!
Mindelo, 14 de julho de 2024, XV Domingo do Tempo Comum
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo
Pe. Adriano da Luz Baptista
Chanceler da Cúria
NOMEAÇÃO DOS VIGÁRIOS FORÂNEOS PARA O TRIÉNIO 2023-2026
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que esta Carta virem, saúde e paz.
A fim de prover à coordenação das Vigararias da Diocese e de acordo com quanto prescrevem as normas canónicas e diocesanas, são nomeados Vigários Forâneos da Diocese de Mindelo:
- Forania Santo Antão: Pe. Evanildo Tavares dos Reis
- Forania São Vicente: Pe. Valter Admilson de Pina, OFMCap.
- Forania São Nicolau: Pe. Fernando Baessa Silva, OFMCap.
- Forania Sal e Boa Vista: Pe. Eliseu Teixeira Lopes
Os novos Vigários Forâneos entram em funções no dia 16 de Abril, Domingo da Divina Misericórdia, para um mandato de três anos, conforme as normas dos “Estatutos das Vigararias e dos Vigários Forâneos”.
Mindelo, 12 de Abril de 2023 – Festa da Oitava da Páscoa
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo
Pe. Lino Paulino Furtado Pereira
Chanceler
NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2023-24
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que este Decreto virem saúde e paz.
A Igreja é por natureza missionária; enviada pelo seu fundador pelo mundo inteiro (Mc 16,15), ela procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens (Cf. AG. Nº1). «Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, une, santa, católica e apostólica.» (CD. Nº11).
O ministério do Bispo, como Pastor de uma Diocese, é exercido em comunhão com os sacerdotes que participam do sacerdócio apostólico. «Todos os presbíteros, quer diocesanos quer religiosos, participam e exercem com o Bispo o sacerdócio único de Cristo; estão, pois, constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal» (CD. Nº28).
Assim, tendo ouvido o Conselho Presbiteral, promulgo as seguintes nomeações:
– Padre BERNARDINO SENA ESTEVÃO SANTOS MONTEIRO, Pároco de Nossa Senhora do Rosário, da Ribeira Grande, na Ilha de Santo Antão, sendo dispensado da função de Pároco de Santo Crucifixo e mantendo os ofícios de Pároco de São Pedro Apóstolo e de Assistente Espiritual da Caritas Diocesana.
– Padre RUI PEDRO FERNANDES NOBRE PIRES, Pároco de Santo Crucifixo e de Nossa Senhora do Livramento, na Ilha de Santo Antão, sendo dispensado das funções que exercia nas paróquias de N. Sra. da Luz e Santo António, na Ilha de S. Vicente, observado o estabelecido no cân. 682 §1.
– Padre EVANILDO TAVARES DOS REIS, Prefeito do Seminário Diocesano Cristo Bom Pastor, Vigário paroquial de São Vicente, sendo dispensado da função de Pároco das paróquias de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora do Livramento, na Ilha de Santo Antão e mantendo os ofícios de Ecónomo Diocesano e de Coordenador do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional.
– Padre ADRIANO DA LUZ BAPTISTA, Membro da Equipa formadora do Seminário Cristo Bom Pastor, mantendo os outros ofícios.
– Vigário Geral – Padre LINO PAULINO FURTADO PEREIRA, sendo dispensado da função de Chanceler e mantendo os outros ofícios.
– Diácono RICARDO JORGE FORTES MONTEIRO, Diretor interino do Pólo de São Vicente da EU Católica e Estagiário pastoral nas paróquias de Nossa Senhora da Luz e Santo António, na Ilha de São Vicente.
– Seminarista NELSON AMARILDO DA SILVA VARELA, Estagiário pastoral nas paróquias de Santo Antão Norte, Membro dos Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil e da Liturgia.
Mindelo, 8 de setembro de 2023, Festa de Natividade da Virgem Santa Maria
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo
NOMEAÇÃO DO REITOR DO SANTUÁRIO DE
NOSSA SENHORA DO SAMEIRO DE MONTE CINTINHA
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que esta Carta virem, saúde e paz.
Havendo necessidade de um Sacerdote Reitor para o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro de Monte Cintinha, Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na ilha de São Nicolau.
Com o devido consentimento do Rev.mo Provincial da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, Padre Luís Filipe Cardoso Fernandes;
Atendendo às qualidades que concorrem na pessoa do Padre Ilídio Santos da Graça, Missionário do Preciosíssimo Sangue;
Fazemos saber que nomeamos o mesmo Padre Ilídio Santos da Graça, observado o estabelecido no cân. 681 §1, Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro de Monte Cintinha, Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, São Nicolau, com todos os ofícios, faculdades e atribuições inerentes ao cargo.
Recomendamos, assim a todos os fiéis das Paróquias de Nossa Senhora do Rosário, de Nossa Senhora da Lapa e de São Francisco de Assis, da ilha de São Nicolau, que reconheçam o Padre Ilídio Santos da Graça como seu legítimo Reitor.
Mindelo, 2 de Fevereiro de 2023 – Festa da Apresentação do Senhor
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo
Pe. Lino Paulino Furtado Pereira
Chanceler
NOMEAÇÃO DO ADMINISTRADOR PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
E VIGÁRIO PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DA LAPA – SÃO NICOLAU
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que esta Carta virem, saúde e paz.
Tendo ficado vago o ofício de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na ilha de São Nicolau e sendo necessário prover à cura das almas da mesma paróquia, com a devida autorização do Rev.mo Provincial da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, Padre Luís Filipe Cardoso Fernandes, havemos por bem confiá-la aos cuidados pastorais do presbítero Ilídio Santos da Graça, Missionário do Preciosíssimo Sangue, que nomeamos Administrador Paroquial da mesma e Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Lapa, observado o estabelecido no cân. 682 §1, com os direitos e obrigações inerentes a este múnus, segundo a Lei da Igreja e o que circunstâncias especiais aconselharem. Por mais este título, o consideramos nosso especial colaborador e asseguramos-lhe a confiança e auxílio indispensáveis ao bom desempenho da sua missão, assim como a estabilidade no ofício, que o bem das almas requeira.
Exerça ele de tal modo o seu ministério de ensinar, santificar e governar, que os fiéis e toda a comunidade paroquial se sintam, de facto membros vivos da Igreja diocesana e universal. Seja a sua actividade pastoral sempre penetrada de espírito missionário, para abranger, como deve, quantos vivem na paróquia.
Mantenha-se unido aos outros sacerdotes e sinta-se co-responsável pelo bem de toda a Diocese.
Finalmente, esperamos que os paroquianos o recebam, como legítimo pastor, e o auxiliem no bom desempenho da sua missão. Todos se lhe devem unir, pela oração e pela actividade apostólica. Concorram para a sua sustentação, de modo que, liberto de absorventes preocupações económicas, possa dedicar-se inteiramente ao serviço evangélico da comunidade paroquial.
Mindelo, 2 de Fevereiro de 2023 – Festa da Apresentação do Senhor
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo
Pe. Lino Paulino Furtado Pereira
Chanceler
NOMEAÇÃO DOS VIGÁRIOS FORÂNEOS PARA O TRIÉNIO 2023-2026
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que esta Carta virem, saúde e paz.
A fim de prover à coordenação das Vigararias da Diocese e de acordo com quanto prescrevem as normas canónicas e diocesanas, são nomeados Vigários Forâneos da Diocese de Mindelo:
- Forania Santo Antão: Pe. Evanildo Tavares dos Reis
- Forania São Vicente: Pe. Valter Admilson de Pina, OFMCap.
- Forania São Nicolau: Pe. Fernando Baessa Silva, OFMCap.
- Forania Sal e Boa Vista: Pe. Eliseu Teixeira Lopes
Os novos Vigários Forâneos entram em funções no dia 16 de Abril, Domingo da Divina Misericórdia, para um mandato de três anos, conforme as normas dos “Estatutos das Vigararias e dos Vigários Forâneos”.
Mindelo, 12 de Abril de 2023 – Festa da Oitava da Páscoa
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo
Pe. Lino Paulino Furtado Pereira
Chanceler
NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2022-23
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que este Decreto virem saúde e paz.
A Igreja é por natureza missionária; enviada pelo seu fundador pelo mundo inteiro (Mc 16,15), ela procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens (Cf. AG. Nº1). «Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, une, santa, católica e apostólica.» (CD. Nº11).
O ministério do Bispo, como Pastor de uma Diocese, é exercido em comunhão com os sacerdotes que participam do sacerdócio apostólico. «Todos os presbíteros, quer diocesanos quer religiosos, participam e exercem com o Bispo o sacerdócio único de Cristo; estão, pois, constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal» (CD. Nº28).
Assim, tendo ouvido o Conselho Presbiteral, promulgo as seguintes nomeações:
– Padre ELISEU TEIXEIRA LOPES, Pároco de Santo António e Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, na Ilha do Sal, mantendo o ofício de Assistente Espiritual do Secretariado Diocesano da Família.
– Padre FRANCISCO ÉVORA BRITO, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro de Monte Cintinha, na Ilha de São Nicolau, mantendo os ofícios de Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Lapa e membro do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil
– Padre ADRIANO DA LUZ BAPTISTA, Pároco da Paróquia de São Vicente, na ilha de São Vicente, mantendo o ofício de Assistente da Junta Diocesana do CEC-CV (Escuteiros).
– Padre HERNÂNY JÚNIOR FORTES DIAS, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Lapa e Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na ilha de São Nicolau, sendo dispensado dos anteriores ofícios.
– Padre JOSÉ MÁRIO GONÇALVES MOREIRA, Reitor do Seminário Diocesano Cristo Bom Pastor.
– Padre MATIAS TAVARES SILVA, OFMCap, Responsável da Formação dos Diáconos Permanentes, observado o estabelecido no cân. 682 §1.
– Padre CELESTINO DA COSTA, SDB, Assistente Espiritual da Comissão Diocesana da Pastoral Universitária, observado o estabelecido no cân. 682 §1.
– Ao Padre PAULO BORGES VAZ, que exerceu as funções de pároco na Paróquia de S. Vicente, por nove anos, acumulando com os ofícios de Reitor do Seminário, Vigário-Geral e Director da Escola de Formação Teológica para Leigos, é concedido um Ano Sabático. No próximo dia 26 de Julho despede-se da comunidade onde desempenhou a sua função de pastor de forma muito solícita, generosa e abnegada.
Mindelo, 22 de Julho de 2022, Festa de Santa Maria Madalena
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo
Pe. Lino Paulino Furtado Pereira
Chanceler
NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2021-22
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que este Decreto virem saúde e paz.
A Igreja é por natureza missionária; enviada pelo seu fundador pelo mundo inteiro (Mc 16,15), ela procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens (Cf. AG. Nº1). «Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, une, santa, católica e apostólica.» (CD. Nº11).
O ministério do Bispo, como Pastor de uma Diocese, é exercido em comunhão com os sacerdotes que participam do sacerdócio apostólico. «Todos os presbíteros, quer diocesanos quer religiosos, participam e exercem com o Bispo o sacerdócio único de Cristo; estão, pois, constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal» (CD. Nº28).
Assim, tendo ouvido os sacerdotes mais idóneos, promulgo as seguintes nomeações:
– Padre DOMINGOS MENDES ALVES, OFMCap, Pároco de São João Paulo II, na Ilha de Santo Antão, acumulando com os anteriores ofícios, observado o estabelecido no cân. 682 §1.
– Padre JOSÉ LOPES PIRES, OFMCap, Vigário Paroquial de São João Paulo II, na Ilha de Santo Antão, acumulando com os anteriores ofícios, observado o estabelecido no cân. 682 §1.
– Padre RUI PEDRO FERNANDES NOBRE PIRES, fdp (Orionita), com o indulto de Exclausturação concedido pelos seus legítimos superiores para o serviço desta diocese até 25 de março de 2023, Vigário Paroquial da Paróquia de Santo António e Colaborador das Paróquias de Nossa Senhora da Luz e de São Vicente, ilha de São Vicente.
– Padre HIPOLITO CANSADO BARBOSA, OFMCap, Vigário Paroquial de São Francisco de Assis, Tarrafal de S. Nicolau, observado o estabelecido no cân. 682 §1.
– Padre HERNÂNY JÚNIOR FORTES DIAS, Colaborador da Paróquia de São Vicente, na Ilha de São Vicente, Assistente Espiritual da Comissão Diocesana da Pastoral Universitária e Coordenador do Secretariado Diocesano da Comunicação Social, mantendo as funções de Prefeito do Seminário Diocesano Cristo Bom Pastor.
– Padre EVANILDO TAVARES DOS REIS, Ecónomo Diocesano, acumulando com os anteriores ofícios.
– Conselho Diocesano para os Assuntos Económicos:
- Ecónomo Diocesano: Padre EVANILDO TAVARES DOS REIS
- Padre ADRIANO DOS REIS CABRAL
- HELDER ANDRADE MONTEIRO
- EUNISIA SILVA NEVES
- JOSÉ PEDRO MONTEIRO SANTOS
- ANA DAVID MONTEIRO SANTOS
- NADILENE DE FÁTIMA DELGADO
– Comissão Diocesana para a Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica:
- Coordenador: Padre PAULO BORGES VAZ
- Vice-Coordenador: FILOMENA MARIA CRUZ ESTÊVÃO
- OTELMA BORGES
- JOÃO JOSÉ LOPES DOS SANTOS
– Comissão Diocesana para a Escola de Formação Teológica Cristã:
- Diretor: Padre PAULO BORGES VAZ
- Vice-Diretor: Padre LINO PAULINO FURTADO PEREIRA
- FILOMENA MARIA CRUZ ESTÊVÃO
- ROSA HELENA DELGADO ZEGO
– Comissão Diocesana para a Proteção de Menores:
- Presidente: IDALÉCIO DOS SANTOS
- Vice-Presidente: SUELI DELGADO
- Secretária: NEUSA SEMEDO
- Vogais: JORGE HUMBERTO DELGADO
- VANDA CRISTINA SILVA GOMES DOS SANTOS
- CLAUDETE DA CRUZ ALMEIDA MAURÍCIO LOPES
- Assistente Eclesiástico: Padre LINO PAULINO FURTADO PEREIRA
Mindelo, 1 de Setembro de 2021, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo
Pe. Lino Paulino Furtado Pereira
Chanceler
NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2020-21
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que este Decreto virem saúde e paz.
A Igreja é por natureza missionária; enviada pelo seu fundador pelo mundo inteiro (Mc 16,15), ela procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens (Cf. AG. Nº1). «Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, une, santa, católica e apostólica.» (CD. Nº11).
O ministério do Bispo, como Pastor de uma Diocese, é exercido em comunhão com os sacerdotes que participam do sacerdócio apostólico. «Todos os presbíteros, quer diocesanos quer religiosos, participam e exercem com o Bispo o sacerdócio único de Cristo; estão, pois, constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal» (CD. Nº28).
Assim, tendo ouvido os sacerdotes mais idóneos, promulgo as seguintes nomeações:
– Padre BENVINDO LOPES RODRIGUES, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, ilha do Sal e Vigário paroquial da Paróquia de Santo António, ilha do Sal, ficando desvinculado das funções anteriores
– Padre LINO PAULINO FURTADO PEREIRA, Administrador paroquial da Paróquia de Santo António, ilha de São Vicente, mantendo as funções anteriores
– Padre ADRIANO DA LUZ BAPTISTA, Vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, ilha do Sal, mantendo a função do Pároco de Santo António, ilha do Sal
– Padre MANUEL DO ROSÁRIO OLIVEIRA ÉVORA, Pároco da Paróquia de São João Baptista, ilha da Boa Vista e Coordenador da Acção Pastoral na zona de Rabil (Paróquia de Santa Isabel)
– Diácono FRANCISCO ÉVORA BRITO (após a ordenação presbiteral – 27 de Setembro), Vigário paroquial das Paróquias de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora da Lapa, ilha de São Nicolau
– Seminarista Estagiário HERNÂNY JÚNIOR FORTES DIAS, Prefeito do Seminário Diocesano Cristo Bom Pastor e Colaborador da Paróquia de Santo António, Ilha de São Vicente.
Mindelo, 4 de Agosto de 2020, Memória de São João Maria Vianney, Patrono dos sacerdotes
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo
Pe. Lino Pereira
Chanceler
NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2019-20
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que este Decreto virem saúde e paz.
A Igreja é por natureza missionária; enviada pelo seu fundador pelo mundo inteiro (Mc 16,15), ela procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens (Cf. AG. Nº1). «Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, une, santa, católica e apostólica.» (CD. Nº11).
O ministério do Bispo, como Pastor de uma Diocese, é exercido em comunhão com os sacerdotes que participam do sacerdócio apostólico. «Todos os presbíteros, quer diocesanos quer religiosos, participam e exercem com o Bispo o sacerdócio único de Cristo; estão, pois, constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal» (CD. Nº28).
Assim, tendo ouvido os sacerdotes mais idóneos, promulgo as seguintes nomeações:
– Padre FERNANDO BAESSA SILVA, OFMCap., Pároco de São Francisco de Assis, Ilha de São Nicolau
– Padre LINO PAULINO FURTADO PEREIRA, Assistente Espiritual do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, acumulando com os ofícios que vinha exercendo
– Padre BENVINDO LOPES RODRIGUES, Capelão das Forças Armadas, 1ª Região Militar, acumulando com os ofícios que vinha exercendo
– Comissão Diocesana das Migrações:
Coordenadora: Irmã MARÍA DE LOS MILAGROS GARCÍA LÓPEZ
Assistente Espiritual: Diácono JOSÉ SILVA BRITO
– Diácono FRANCISCO ÉVORA BRITO, Colaborador das Paróquias de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Lapa, Ilha de São Nicolau.
Mindelo, 8 de Setembro de 2019, Festa de Nossa Senhora da Luz
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo
Pe. Lino Pereira
Chanceler
NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2018-19
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que este Decreto virem saúde e paz.
A Igreja é por natureza missionária; enviada pelo seu fundador pelo mundo inteiro (Mc 16,15), ela procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens (Cf. AG. Nº1). «Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, une, santa, católica e apostólica.» (CD. Nº11).
O ministério do Bispo, como Pastor de uma Diocese, é exercido em comunhão com os sacerdotes que participam do sacerdócio apostólico. «Todos os presbíteros, quer diocesanos quer religiosos, participam e exercem com o Bispo o sacerdócio único de Cristo; estão, pois, constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal» (CD. Nº28).
Assim, tendo ouvido os sacerdotes mais idóneos, promulgo as seguintes nomeações:
SEMINÁRIO MENOR DO BOM PASTOR:
Padre LINO PAULINO FURTADO PEREIRA, Director Espiritual
PÁROCOS
Padre ADRIANO DOS REIS CABRAL, Pároco de Santa Isabel e São João Baptista, Ilha da Boa Vista, sendo dispensado do ofício de Pároco nas Paróquias de Santo Antão
Padre EVANILDO TAVARES DOS REIS, Pároco de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Livramento, Ilha de Santo Antão, sendo dispensado dos anteriores ofícios
Padre LINO PAULINO FURTADO PEREIRA, Pároco de Nossa Senhora da Luz, Ilha de São Vicente
VIGÁRIO PAROQUIAL
Padre MANUEL DO ROSÁRIO ÉVORA, Vigário Paroquial de Santa Isabel e São João Baptista, Ilha da Boa Vista, sendo dispensado dos anteriores ofícios
Mindelo, 10 de Agosto de 2018, Festa de S. Lourenço, Diácono e Mártir
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo
NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2017-18
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que este Decreto virem saúde e paz.
A Igreja é por natureza missionária! Enviada pelo seu fundador pelo mundo inteiro (Mc 16,15), ela procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens (Cf. AG. Nº1). «Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, une, santa, católica e apostólica.» (CD. Nº11).
O ministério do Bispo, como Pastor de uma Diocese, é exercido em comunhão com os sacerdotes que participam do sacerdócio apostólico. «Todos os presbíteros, quer diocesanos quer religiosos, participam e exercem com o Bispo o sacerdócio único de Cristo; estão, pois, constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal» (CD. Nº28).
Assim, promulgo as seguintes nomeações:
Colaborador das Paróquias de Santa Isabel e São João, Ilha da Boa Vista o Padre MANUEL DO ROSÁRIO OLIVEIRA ÉVORA;
Colaborador das Paróquias de Nossa Senhora da Luz, São Vicente e Santo António, Ilha de São Vicente o Padre BENVINDO LOPES RODRIGUES;
Prefeito de Disciplina o Padre BENVINDO LOPES RODRIGUES;
Mindelo, Solenidade da Anunciação do Senhor, 9 de Abril de 2018
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo
NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2016-17
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que este Decreto virem saúde e paz.
A Igreja é por natureza missionária! Enviada pelo seu fundador pelo mundo inteiro (Mc 16,15), ela procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens (Cf. AG. Nº1). «Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, une, santa, católica e apostólica.» (CD. Nº11).
O ministério do Bispo, como Pastor de uma Diocese, é exercido em comunhão com os sacerdotes que participam do sacerdócio apostólico. «Todos os presbíteros, quer diocesanos quer religiosos, participam e exercem com o Bispo o sacerdócio único de Cristo; estão, pois, constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal» (CD. Nº28).
Assim, promulgo as seguintes nomeações:
Vigário Geral o Padre PAULO BORGES VAZ, Pároco «in solidum» das paróquias da Ilha de São Vicente;
SEMINÁRIO DIOCESANO
Delegado do Bispo para os Seminaristas maiores, Padre JOSÉ MÁRIO GONÇALVES MOREIRA
Seminário menor Cristo Bom Pastor
Reitor: Padre PAULO BORGES VAZ
Director Espiritual: Padre ELISEU TEIXEIRA LOPES
Prefeito dos estudos: Padre JOÃO JOSÉ LOPES DOS SANTOS
Prefeito de Disciplina: Diácono EVANILDO TAVARES DOS REIS
Párocos “in solidum” de Nossa Senhora da Luz e de São Vicente, Ilha de São Vicente os Padres PAULO BORGES VAZ (moderador) e ELISEU TEIXEIRA LOPES;
Pároco de Santo António das Pombas e Vigário Paroquial de Nossa Senhora do Rosário, o Padre JOSÉ JÚLIO FORTES sendo dispensado do ofício de Colaborador das Paróquias de Nossa Senhora da Luz e São Vicente, Ilha de São Vicente;
Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Luz e São Vicente, Ilha de São Vicente, o Padre JOÃO JOSÉ LOPES DOS SANTOS;
Vigário Paroquial de Nossa Senhora das Dores e Santo António, Ilha do Sal, o Padre JEAN BAPTISTE SIMON PIERRE SANE;
Mindelo, 24 de Junho de 2016, Festa de São João Baptista
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo
NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2015-16
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que este Decreto virem, saúde e paz!
A Igreja é por natureza missionária! Enviada pelo seu fundador pelo mundo inteiro (Mc 16,15), ela procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens (Cf. AG. Nº1). «Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espirito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, une, santa, católica e apostólica.» (CD. Nº11).
O ministério do Bispo, como Pastor de uma Diocese, é exercido em comunhão com os sacerdotes que participam do sacerdócio apostólico. «Todos os presbíteros, quer diocesanos quer religiosos, participam e exercem com o Bispo o sacerdócio único de Cristo; estão, pois, constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal» (CD. nº28).
Assim, às nomeações publicadas no dia 25 de Julho de 2015, na Festa de São Tiago, Apóstolo, junto a do Chanceler da Cúria, dos sacerdotes religiosos da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos de Cabo Verde, conforme o pedido do Ministro Custódio, e ainda outras nomeações para os Secretariados e Organismos Diocesanos.
Ficando assim composta as nomeações para este ano pastoral:
I. Paróquias:
Padre Eliseu Teixeira Lopes, Administrador Paroquial da Paróquia de Nª Senhora da Luz – Ilha de São Vicente, sendo dispensado do oficio de Vigário Paroquial nas paróquias de Nª Senhora do Rosário, Santo Crucifixo e São Pedro Apóstolo;
Padre Bernardino Sena Monteiro, Pároco de Santo Crucifixo e São Pedro Apóstolo e Vigário Paroquial de Nª Senhora do Rosário, Ilha de Santo Antão, sendo dispensado dos ofícios pastorais que exercia nas ilhas de Sal e Boa Vista;
Padre José Júlio Fortes, Colaborador das Paróquias de Nª Senhora da Luz e São Vicente, Ilha de São Vicente;
Padre José Lopes Pires, OFMcap., Pároco da Paróquia de São João Baptista – Ilha de Santo Antão;
Padre Pier Aldo Delfino, OFMcap, Vigário Paroquial de São João Baptista – Ilha de Santo Antão, sendo dispensado do ofício que exercia como Pároco na mesma paróquia e ilha;
Padre Euclides Delgado Pires, OFMcap, Vigário Paroquial da Paróquia de São João Baptista, Ilha de São Antão;
Padre Hipólito Cansado Barbosa, OFMcap, Vigário Paroquial das Paróquias de Nª Senhora do Rosário e de Nª Senhora da Lapa na Ilha de São Nicolau;
Padre Higino Rocha Fernandes, OFMcap, Vigário Paroquial da Paróquia de São Francisco de Assis, Ilha de São Nicolau, sendo dispensado do ofício de Vigário Paróquia na Paróquia de São João Baptista na ilha de Santo Antão.
II. Chanceler da Cúria Diocesana:
Padre Eliseu Teixeira Lopes;
III. Secretariados e Organismos Diocesanos:
Padre Eliseu Teixeira Lopes, Assistente Eclesiástico do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil;
Padre José Júlio Fortes, Assistente Eclesiástico do Secretariado Diocesano da Catequese e Membro do Secretariado Diocesano da Liturgia;
Diác. João José Lopes dos Santos, Presidente do Secretariado Diocesano da Comunicação Social e Director da Escola de Formação Teológica para Leigos;
Irmã Maria de Lourdes Gonçalves, Orionita, Presidente do Secretariado Diocesano da Catequese;
Hélder Andrade Monteiro, Presidente do Secretariado Diocesano da Juventude;
Mindelo, 03 de Setembro de 2015
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo
NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2013-14
DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÊ APOSTÓLICA, BISPO DE MINDELO
Aos que este Decreto virem, saúde e bênção
O Senhor que nos chamou à Igreja e nos consagrou com o Seu Amor, continua a enviar-nos em missão para a Sua grande Seara, onde todos os trabalhadores são necessários e todos nos devemos sentir alegremente envolvidos e corresponsáveis; Cristo Jesus caminha sempre connosco (cf Mt 28, 20); a Sua presença reconforta-nos e anima a nossa missão; Ele não nos faltará com a luz e os dons do Espírito Santo, que são concedidos a cada um de nós para o bem e para o serviço de todos.
O ministério do Bispo, como Pastor de uma Diocese, é exercido em comunhão com os sacerdotes que participam do sacerdócio apostólico. «Todos os presbíteros, quer diocesanos quer religiosos, participam e exercem com o Bispo o sacerdócio único de Cristo; estão, pois, constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal» (cf. CD. nº28).
Este ano, a Diocese de Mindelo rejubila-se com a ordenação de três novos sacerdotes que passam a integrar o nosso presbitério; todavia, número de sacerdotes continua a ser pouco, para que possamos prover amplamente às necessidades pastorais de todas as comunidades.
Assim, promulgo as seguintes nomeações:
A – PÁROCOS
P. Adriano do Reis Cabral | Nossa Senhora do Rosário Continuando Pároco de N. Sra do Livramento e de S. António das Pombas | Santo Antão |
P. Paulo Borges Vaz | São Vicente | São Vicente |
P. Claudino Teixeira Vieira. OFM. Cap | Nossa Senhora da Lapa Nossa Senhora do Rosário | São Nicolau |
P. Ademário João Delgado. OFM. Cap | São Francisco de Assis | |
P. Adriano da Luz Baptista | Nossa Senhora das Dores Quase-Paróquia de S. António | Sal |
P. José Mário Gonçalves Moreira | Santa Isabel São João Baptista | Boa Vista |
B – ADMINISTRADOR PAROQUIAL
P. Adriano do Reis Cabral | Santo Crucifixo São Pedro Apóstolo | Santo Antão |
C – VIGÁRIOS PAROQUIAIS
P. Eliseu Teixeira Lopes | Nossa Senhora do Rosário Santo Crucifixo São Pedro Apóstolo | Santo Antão |
P. Domingos Alves Mendes. OFM. Cap | Nossa Senhora da Lapa Nossa Senhora do Rosário | São Nicolau |
P. João António Araújo. OFM. Cap | São Francisco de Assis | |
P. Manuel de Fátima Dias Carlos | Santa Isabel São João Baptista | Boa Vista |
D – DIÁCONOS PERMANENTES COLABORADORES
Diác. João da Cruz Delgado | Nossa Senhora do Livramento | Santo Antão |
Diác. Clemente Pires dos Santos | Nossa Senhora do Rosário | |
Diác. Pedro António Santos | Santo António das Pombas | |
Diác. Benedito António Lima | Santo Crucifixo | |
Diác. João António Rocha | São Pedro Apóstolo | |
Diác. João Ramos Coelho Diác. Manuel dos Reis Ramos | São João Baptista | |
Diác. Manuel Nascimento dos Santos | Nossa Senhora da Luz | São Vicente |
Diác. José Silva Brito | São Vicente | |
Diác. João Baptista Andrade | Nossa Senhora das Dores | Sal |
E – CÚRIA DIOCESANA
A – ECÓNOMO DA DIOCESE:
Diác. Benedito Lima
B – SECRETARIADO DIOCESANO PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL
Presidente: Sra. Patrícia Martins
C – SECRETARIADO DIOCESANO PARA A PASTORAL DA SAÚDE
Presidente: Diác. José Brito
D – PASTORAL UNIVERSITÁRIA
Coordenadora: Irmã Gorete Cabral Tavares, RAD
SEMINARISTA EM ESTÁGIO PASTORAL NO SAL
Bernardino Sena Monteiro
Agradeço profundamente a quantos cessam as suas funções e a generosidade e dedicação como que as exerceram em favor do Povo de Deus. Agradeço igualmente a disponibilidade e o espírito generoso dos sacerdotes, dos diáconos e de todos os colaboradores agora nomeados: esperamos contar com a confiança e cooperação das comunidades que os acolhem!
Maria, Mãe da Esperança e Senhora do Sim, nos ajude a permanecer firmes na missão!
Mindelo, 13 de Setembro de 2013
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo