Mindelo: 'No ta rema contra maré' é o mote do Acampamento Escutista Regional a decorrer em Lazareto
Cerca de 100 escuteiros da Região de São Vicente montaram, na quinta-feira, dia 31 de março, uma cidade de lona no largo da Capela de Todos os Santos, em Lazareto. E ali vão permanecer até domingo, com atividades diversas, dentro e fora de campo.
Subordinado ao lema "No ta rema contra maré”, o Acampamento da Região 5 está a ser preparado há vários meses, tendo envolvido, aos fins de semana, dirigentes e escuteiros de vários agrupamentos da região. E os trabalhos de preparação são, também, oportunidades de aprendizagem.
Na quinta-feira, lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e chefes, lançaram mãos à obra para concluir a sua “cidade”, montando tendas, construindo mesas, cozinhas, pórticos e estruturas com madeira e cordas para dormirem e desenvolverem as suas atividades.
As atividades visam também fomentar a interação entre os escuteiros e as aprendizagens através da constituição de equipas verticais (com elementos das quatro secções, de agrupamentos diferentes).
A segurança não foi descurada. Além da montagem de uma enfermaria de campo, foram ainda constituídas equipas de comunicação e imagem, da logística e dos abastecimentos, da pedagogia e animação e outra ainda responsável pelas questões financeiras.
"É um laboratório regional em preparação para o Acampamento Nacional que acontecerá no mês de agosto na ilha do Fogo. Acontece em todas as regiões de Cabo Verde, sob o mesmo lema. Chamamos-lhe laboratório, porque preparamos os escuteiros com as técnicas escutistas, aprendem a viver na natureza e iniciamos algumas místicas que serão aprofundadas posteriormente no acampamento nacional", disse a Chefe Livramento Andrade.
No domingo, o campo abre portas aos pais e amigos que pretendam participar na Eucaristia das 12 horas.