Legião de Maria irá celebrar centenário de fundação mundial e seus 68 anos em Cabo Verde

2021-08-30       Actualidade       Igreja

No dia 7 de setembro, a Legião de Maria irá completar o seu centenário de fundação no mundo, e seus 68 anos em Cabo Verde. Será um momento de alegria, de celebração e de ação de graças.

O centenário é uma oportunidade para recordar a história e o legado deixado por muitos legionários, assim como uma oportunidade para estender essa oferta a muito mais pessoas cuja vida poderiam ser grandemente enriquecidas.  Acima de tudo, será oportuna ação de graças a Deus e à Nossa Senhora pelas inúmeras graças derramadas sobre nós e sobre todos os espaços de missão por onde se estabeleceu ou passou a Legião.

Comemoração do centenário em Mindelo
Uma grande palestra está programa para o dia 7 de setembro, na Igreja Paroquial de São Vicente, em Monte Sossego. No dia 19 de setembro às 10:30, haverá a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes.
Todos os legionários e legionárias são convidados a participar das comemorações e agradecer aos frutos da Legião de Maria em nossa igreja diocesana de Mindelo.

História da Legião de Maria
A associação católica foi fundada em Dublin, na Irlanda, dia 7 de setembro de 1921, por Frank Duff. A primeira reunião em Cabo Verde realizou-se a 8 de Dezembro de 1953, às 15 horas, na residência paroquial da ex Vila de Assomada, freguesia e concelho de Santa Catarina da Ilha de Santiago.
A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos, sob a proteção e intercessão de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho apostólico ativo, destina-se à evangelização e à santificação dos homens, para a glória de Deus. Para tornar essa missão possível, os legionários buscam também a santificação pessoal, afim de se tornarem cada dia mais aptos a levar Cristo ao mundo.
Assim falou São João Paulo II: “Sois um movimento de leigos em que vos propondes a fazer da fé a aspiração da vossa vida, para conseguirdes a santidade pessoal. Vós pretendeis servir a cada pessoa, imagem de Cristo, com o espírito e a solicitude de Maria”.

Fonte: Diocese de Mindelo