A Diocese do Mindelo (em latim Dioecesis Mindelensis), é uma diocese cabo-verdiana, do rito latino, directamente subordinada à Santa Sé. A segunda diocese católica do país foi erigida a 14 de Novembro de 2003 pelo Papa João Paulo II por desmembramento da Diocese de Santiago de Cabo Verde com sede na Praia, a capital da nação. O bispado mindelense tem como jurisdição toda a região do Barlavento, constituída pelas ilhas de São Vicente (sede), Santo Antão, São Nicolau, Boa Vista e Sal. Seu primeiro bispo foi Arlindo Gomes Furtado, até então vigário-geral da Diocese de Cabo Verde.
Actualmente a diocese abrange uma área total de 2207 km², com 147 489 habitantes, sendo 140 114 católicos, ou seja, 95% da população. A diocese é composta por 14 freguesias eclesiásticas, sendo a paróquia de Nossa Senhora da Luz a actual sé episcopal, mais conhecida por Pro-Catedral, na cidade do Mindelo. O Seminário diocesano de Cristo Bom Pastor fica sediado em Monte Sossego, São Vicente.
Dom Arlindo Gomes Furtado, natural de Santa Catarina, foi seu primeiro bispo diocesano, tendo sido nomeado a 14 de Novembro de 2003, pelo Papa João Paulo II.
Em 25 de janeiro de 2011, o Santo Padre Bento XVI nomeou como Bispo da Diocese de Mindelo (Cabo Verde) o Rev. do Ildo Augusto Dos Santos Lopes Fortes, sacerdote Fidei donum, Chanceler da Diocese de Mindelo e Pároco da Paróquia de São Vicente.