Fundação João Paulo II reúne bispos do Sahel em Dakar de 27 fev a 3 mar
2023-02-28
Actualidade
Igreja
A Fundação João Paulo II para o Sahel está a ter a 41ª Sessão do seu Conselho de Administração em Dakar de 27 de Fevereiro a 3 de Março. O Conselho de Administração é composto pelos bispos que representam os 9 países do Sahel: Senegal, Mauritânia, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Gâmbia, Mali, Tchad, Níger e Burquina-Faso.
Dom Ildo Fortes, Bispo de Mindelo, representa Cabo Verde no Conselho da Administração. O Encontro conta também com a presença de representantes da Santa Sé (Dicastério para Serviço do Desenvolvimentos Humano Integral) e costuma ter alguém representando a Conferencia Episcopal Alemã (CEA) e a Conferência Episcopal Italiana (CEI) que apoiam no financiamento dos projectos apresentados à Fundação.
A Fundação João Paulo II, com sede na Burquina, foi criada pelo Papa São João Paulo II há 40 anos com a finalidade de ajudar as populações dos países do Sahel na luta contra a seca. Assim, consoante as possibilidades e dentro de determinados requisitos, a Fundação financia e acompanha projectos habitualmente ligados à agricultura, pecuária, captação de água, formação e capacitação de jovens e mulheres, etc.
Da vasta agenda de trabalhos consta: uma ronda de partilha sobre a situação política, social e económica dos nove países, análise dos relatórios de atividades, situação financeira, financiamento dos projectos, orçamento para 2023, renovação dos mandatos, etc. Os mandatos dos bispos membros do Conselho da Administração é de três anos.
De salientar da partilha que os bispos fizeram, a preocupante situação sociopolítica que se vive nesta região do Sahel, sobretudo em alguns países como o Mali, a Burquina-Faso, o Tchad e o Níger; pois, são frequentes as acções terroristas, muitos conflitos entres os criadores de gado e os agricultores que levam a muitas mortes, raptos e perseguições, entre os quais padres e religiosos; o drama da migração forçada e dos refugiados.
Conheça a página da Fundação em:
http://fondationjp2.org/+ Ildo Fortes
Fonte: Diocese de Mindelo
Notícias relacionadas