Frei Matias Silva é o novo custódio dos Frades Capuchinhos de Cabo Verde

2021-07-29       Actualidade       Igreja

O frade cabo-verdiano Matias Silva é o novo Custódio dos Irmãos Capuchinhos. Ele sucede ao Frei António Fidalgo, que guiou a Custódia nos últimos seis anos. Frei Matias foi eleito pela XIV Assembleia Capitular Capuchinha Cabo-verdiana. O novo Custódio nasceu em São Domingos, na ilha de Santiago, em 3 de Março de 1966. Recebeu a ordenação presbiteral em julho de 1999. Em 2020, formou-se em Ciências Franciscanas (Franciscanismo) em Assis. Desempenhou inúmeros cargos dentro de sua Custódia, nomeadamente Guardião e Mestre dos Noviços, e dentro da Província. Além do português, fala italiano.

O Custódio dos Irmãos Capuchinhos é o Ministro (isto é, o superior principal) dos Frades Menores Capuchinhos de Cabo Verde. Ele possui jurisdição sobre a Ordem em Cabo Verde e responsável pela formação inicial e permanente dos frades cabo-verdianos.
A função principal do Custódio, além de animar a vida dos frades, é a de coordenar e encaminhar todas as obras de evangelização dos Capuchinhos, auxiliado pelos conselheiros (Freis Gilson Frede, Valter de Pina, Bernardino Lima e José Garcia).
Com o lema “Reavivar o carisma para um mundo mais fraterno”, o XIV Capítulo da Custódia dos Frades Capuchinhos de Cabo Verde decorre em Mindelo, de 26 a 30 de julho. Participam da Assembleia Capitular 39 frades atuantes em missões nas ilhas, Santo Tomé e Príncipe, Boston (EUA) e em Itália.
Tendo chegado ao Arquipélago em 1947, comemorarão em 2022 o 75º aniversário da presença missionária capuchinha em Cabo Verde.

PHD

Fonte: Diocese de Mindelo