Frei António Fidalgo: de Mindelo para Estados Unidos, em nova missão

2021-09-27       Actualidade       Igreja

O Frei António Fidalgo, partiu no sábado passado, 24, para a nova missão junto dos cabo-verdianos nos Estados Unidos da América.

A comunidade capuchinha, formada atualmente pelos Frades Claudino Vieira e Samuel  Gomes, que está  ligada à Igreja de Saint Patrcik, em Boston, e às comunidades de São Pedro, em Dorchester, fica reforçada com a presença do Frei Fidalgo.
Frei Fidalgo, como é conhecido, deixa São Vicente onde passou os últimos anos como Custódio dos Frades Capuchinhos.
Em jeito de partilha, o religioso disse que a “decisão por enviar mais um”, tomada no recente Capítulo Ordinário da Custódia, é para reforçar a fraternidade e, também,  devido às necessidades pastorais, conforme revelou ao Vatican News.
Querido por todos, Frei Fidalgo adiantou que as pessoas ficaram contendes ao saberem da sua ida missionária à terra do Tio Sam. “Vou sem nenhuma pretensão, porque vou para um ano. Eu não vou para ficar lá durante o Triénio, nos próximos três anos. É mais para apoiar naquilo que for possível e útil para as comunidades” – finaliza o frade capuchinho cabo-verdiano, que tem 47 anos de sacerdócio.
Os Capuchinhos assistem os Cabo-verdianos nos EUA desde por volta de 1970, uma presença que foi interrompida em 2003 e retomada em 2016.

Frei António Fidalgo
António Fidalgo de Barros nasceu no dia 15 de Janeiro de 1948, em Ponta Verde, na ilha do Fogo. Em 1968, ingressou no noviciado dos Irmãos Capuchinhos na Província italiana de Trento. Um ano depois, fez a sua profissão religiosa. Foi ordenado diácono em Junho de 1974 e presbítero no dia 22 de setembro de 1974.

Fonte: Diocese de Mindelo (Departamento de comunicação: Padre Hernany Dias)