Encontro Mundial das Famílias: a imagem oficial dedicada ao amor

2021-08-01       Actualidade       Igreja  

  

O evento tão esperado, agora na sua décima edição, após ter sido adiado por um ano devido à pandemia, será realizado em Roma de 22 a 26 de junho de 2022. A imagem que o representará foi escolhida: o autor é o artista jesuíta e teólogo padre Marko Ivan Rupnik, que a dedicou ao episódio das bodas de Caná.

Foi o Padre Marko Ivan Rupnik, artista e teólogo, que pintou a imagem oficial do X Encontro Mundial das Famílias, a qual acontecerá de 22 a 26 de junho de 2022 e terá por centro Roma. A pintura, em que predominam cores quentes, tem um formato 80 cm x 80 cm e foi realizado em tinta vinílica sobre gesso aplicado em madeira. A obra intitula-se: “É grande este mistério”.
Como contexto da imagem, foi escolhido o episódio das bodas em Caná da Galileia. À esquerda figuram os esposos, cobertos por um véu. O servo que verte o vinho tem o rosto com os traços de São Paulo, segundo a antiga iconografia cristã. É ele que afasta com a mão o véu e, referindo-se ao matrimônio, exclama: “É grande este mistério: refiro-me à relação entre Cristo e sua Igreja.” (Ef 5, 32). A imagem revela assim o amor sacramental entre o homem e a mulher como reflexo do amor e da unidade indissolúvel entre Cristo e a Igreja: Jesus derrama o Seu sangue por ela. “Em Caná — explica o padre Rupnik —, na transformação da água em vinho, abrem-se os horizontes do sacramento, ou seja, da passagem do vinho ao sangue de Cristo”. “O sangue que Paulo verte, pois, é o mesmo que a esposa recolhe no cálice”.

“Espero — ressalta ainda — que através deste texto e desta pequena imagem possamos compreender que, para nós, cristãos, a família é a expressão do Sacramento” do Matrimônio, “e isso muda totalmente o seu sentido, porque um sacramento acarreta sempre uma transformação.” No casamento cristão, com efeito, o amor dos esposos transforma-se, porque se torna participação do amor de Cristo pela Igreja. Nesse sentido, o casamento tem uma dimensão eclesial e é inseparável da Igreja.

Os vídeos com as catequeses e explicações do autor (legendados em 5 idiomas) são publicados na página do YouTube da diocese de Roma. 

A imagem do Padre Rupnik é o terceiro símbolo a ser publicado, depois da oração e do logotipo, como instrumento pastoral de preparação e caminho das famílias para o Encontro Mundial de 2022.

Fonte: Vatican News

 



Notícias relacionadas