Em outubro, a Igreja celebra mês das missões

2021-09-29       Actualidade       Igreja

Em outubro, a Igreja Católica celebra o mês missionário, que destaca a missão de todo o cristão de anunciar Jesus Cristo e também o trabalho de tantos consagrados que deixaram seus países para levar o Evangelho a países distantes.

O mês missionário 2021 tem Jesus Cristo como ponto central. Com o lema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20), destacando o convite que todo cristão recebe para anunciar, com alegria e transparência,  o Evangelho à uma humanidade que é salva do isolamento em direção à comunhão.
“O tema do Dia Mundial das Missões deste ano – «não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos» (At 4, 20) – é um convite dirigido a cada um de nós para cuidar e dar a conhecer aquilo que tem no coração. Esta missão é, e sempre foi, a identidade da Igreja: «ela existe para evangelizar» (São Paulo VI, Exort. ap. Evangelii nuntiandi, 14). No isolamento pessoal ou fechando-se em pequenos grupos, a nossa vida de fé esmorece, perde profecia e capacidade de encanto e gratidão; por sua própria dinâmica, exige uma abertura crescente, capaz de alcançar e abraçar a todos. Atraídos pelo Senhor e a vida nova que oferecia, os primeiros cristãos, em vez de cederem à tentação de se fechar numa elite, foram ao encontro dos povos para testemunhar o que viram e ouviram: o Reino de Deus está próximo”, afirmou o Santo Padre, o Papa Francisco, na sua mensagem do Dia Mundial das Missões.
O mês de Outubro através de reflexões, momentos de oração e celebrações de modo a torná-lo um mês especialmente  dedicado à Missão. Ao longo do mês de outubro, diversas atividades serão realizadas para divulgar o mês missionário.

Fonte: Diocese de Mindelo