O
Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, numa carta endereçada aos párocos
e padres da Diocese ontem, 12 de Junho, manifestou o seu desejo de relançar e
fortalecer o escutismo na Diocese de Mindelo e, por isso, projecta uma formação
para dirigentes no final deste mês de Junho.
Para o Bispo da Diocese de Mindelo o escutismo é uma prioridade pastoral, como revela na carta, e, por isso, quer a nível nacional quer diocesano, estão «a fazer um esforço por estruturar e promover o crescimento do escutismo católico em Cabo Verde, a avaliar pelo bem que isto representa para a infância e a juventude em termos de pastoral e evangelização». Neste sentido, como consta na carta, «o CEC-CV (Corpo do escutismo católico de Cabo Verde) da Junta da Diocese de Mindelo pretende recrutar adultos com ou sem percurso escutista para uma formação de liderança nas secções escutistas. O recrutamento constitui o modo de candidatos a dirigente, o qual culmina com a respectiva Promessa de Dirigente».
Segundo a carta de Dom Ildo Fortes, «o grande objetivo é capacitar os formandos para a aquisição de competências da vida escutista de modo a que os mesmos possam contribuir para o surgimento de agrupamentos da CEC-CV nas ilhas de Santo Antão e São Vicente em que os agrupamentos encontram-se inactivos, na ilha de São Nicolau onde ainda não há escutismo e, por último, reforçar-se os agrupamentos das ilhas do Sal e Boa Vista que neste momento estão activados».
A Formação será semi-presencial e liderada por chefes escuteiros e assistentes espirituais, em que no final da mesma será feito um Campo Escola na ilha de São Vicente com todos os candidatos, de modo a colocar na prática o que vai ser desenvolvido na teoria, durante o decorrer da formação. Neste sentido, as inscrições serão feitas nas paróquias e o perfil dos candidatos são: «idade mínima para admissão como Candidato a Dirigente é de 20 anos; ter bom comportamento moral e cívico; professar e praticar a fé católica, dando dela testemunho coerente; cumprir os Estatutos e Regulamentos do CEC-CV; velar pela sua própria formação e desenvolvimento pessoal; mostrar respeito pela natureza e gosto pela vida ao ar livre; demonstrar uma atitude intelectual construtiva e criativa».