Diante de Deus que tudo vê: Mensagem de Dom Ildo Fortes para a Quaresma 2023

2023-02-27       Actualidade       Igreja  

  

O Bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, como é habitual no inicio da Quaresma, dirigiu uma mensagem aos fiéis da diocese com o intuito de os ajudar a viver mais intensamente este tempo especial de preparação para Páscoa da Ressurreição; Na Mensagem intitulada Diante de Deus que tudo vê, o prelado faz um convite a uma vivência espiritual e a uma prática cristã marcada por mais verdade diante de Deus. Na mesma Mensagem também o bispo faz uma apelo à Renúncia Quaresmal como forma de ajudar as famílias mais pobres que experimentam cada dia uma insegurança alimentar.

MENSAGEM DO BISPO DE MINDELO - QUARESMA 2023

Diante de Deus que tudo vê…
 

Irmãos e irmãs.

A luz da Páscoa ilumine o nosso caminho quaresmal!

É diante de Deus que importa ser e apresentarmos com as nossas práticas religiosas e obras! Começamos a Quaresma com uma forte advertência do Evangelho para fugirmos da exibição, da vanglória, da hipocrisia e da aparência; há que romper com a mediocridade e vaidades, porque as nossas obras devem ser para Deus ver e não para os homens elogiarem (cf. Mt 6, 1-6.18-18). É verdade que sabe bem ser lisonjeado e que nos digam: tu és uma estrela. Mas é grande engano, fruto dum excessivo centrar-se sobre nós mesmos. E andamos assim porque o ambiente social hodierno nos estimula a ser o centro das atenções a partir do exterior, sem discernir que a felicidade consiste em renascer e viver a partir de dentro.

Quaresma é tempo de regresso ao essencial; esta viagem de volta ao lugar de onde nunca deveríamos ter saído é obra de Deus em nós quando nos deixamos conduzir pela doçura do Seu Espírito e pela força da Sua Palavra. O Papa Francisco lembra que este é «um tempo de graça na medida em que nos pusermos à escuta d’Ele, que nos fala. E como nos fala Ele? Antes de mais nada na Palavra de Deus, que a Igreja nos oferece na Liturgia: não a deixemos cair em saco roto. O Senhor fala-nos também nos irmãos, sobretudo nos rostos e vicissitudes daqueles que precisam de ajuda». Mas Francisco sublinha ainda outro aspeto, muito importante no processo sinodal: a escuta de Cristo através da escuta dos irmãos e irmãs na Igreja. Isto vem bem de encontro àquilo que temos como orientação pastoral para este ano: A comunidade, lugar de pertença e de vivência da fé.

Assim, como nos exortava o Apóstolo na Quarta-Feira de Cinzas: não recebamos em vão a graça de Deus. Cada tempo é uma dádiva preciosa do amor de Deus, uma chance e uma oportunidade a não desperdiçar e este tempo santo que, como baptizados, iniciamos em clima comunitário, é um itinerário para abraçar a alegria pascal da Salvação. A Bíblia diz; este é o tempo favorável, este é o dia da salvação. Não sabemos se nos será dado outro, por isso, aproveitemos bem este hoje prenhe de Deus.


São muitos os meios que a Igreja propõe como auxílio para uma renovação espiritual, como a esmola, a oração e o jejum. Voltando ainda à mensagem papal, «o Senhor nos toma consigo e nos conduz à parte. Embora os nossos compromissos ordinários nos peçam para permanecer nos lugares habituais, transcorrendo uma vida quotidiana frequentemente repetitiva e por vezes enfadonha, na Quaresma somos convidados a subir «a um alto monte» junto com Jesus, para viver com o Povo santo de Deus uma particular experiência de ascese». Encetemos com coragem e confiança, sob o olhar misericordioso do Senhor, esta estrada de conversão pessoal e comunitária. Deus e os irmãos nos ajudem a fugir do fermento do pecado e das obras da mentira!

A renúncia quaresmal de 2022 totalizou 603.509$00 que foram canalizados para as obras do Seminário de Cristo Bom Pastor, inaugurado no passado dia 12 de fevereiro. A renúncia quaresmal deste ano, ouvido o Conselho Presbiteral e os apelos da Caritas Diocesana, destina-se em parte para ajudar as famílias mais pobres que carecem de segurança alimentar dada a crise em que o mundo continua mergulhado, e em parte para o recheio do seminário (mobílias, louças, utensílios da cozinha, máquinas, etc.). Não nos falte a ousadia e a alegria da partilha, para a glória de Deus Pai e para o bem dos irmãos mais desfavorecidos.

Votos de uma santa Quaresma, caminhando juntos para a Páscoa!  

Vila da Ribeira Brava, 1º Domingo da Quaresma, 26 de fevereiro de 2023

† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo


Notícias relacionadas

         Dom Ildo Fortes escreve Carta Pastoral para 2022-23 (2022-08-24)
         Dom Ildo Fortes une-se ao Papa Francisco em ato de consagração da R ... (2022-03-21)
         DOM ILDO FORTES PARTILHA EXPERIÊNCIA DA VISITA PASTORAL ÀS PARÓQUIA ... (2019-07-05)
         DOM ILDO FORTES QUER RELANÇAR E FORTALECER O ESCUTISMO NA DIOCESE DE  ... (2019-06-13)
         DOM ILDO FORTES É O CONVIDADO DA SEGUNDA CONFERÊNCIA QUARESMAL DA PA ... (2019-03-29)
         PASTORAL UNIVERSITÁRIA DA DIOCESE DE MINDELO ORGANIZA RETIRO QUARESMA ... (2019-03-27)
         DISCURSO DE DOM ILDO FORTES NA ASSEMBLEIA GERAL DA CARITAS CABO-VERDIA ... (2019-03-24)
         MENSAGEM DE DOM ILDO FORTES POR OCASIÃO DO DIA DO PAI (2019-03-19)
         MENSAGEM DE DOM ILDO FORTES POR OCASIÃO DO DIA DA CARITAS (2019-03-17)
         DOM ILDO FORTES RECORDA ELEIÇÃO E “LUFADA DE AR FRESCO” DO PONTI ... (2019-03-13)