COMUNICADO FINAL DO ENCONTRO DOS BISPOS DA CONFERÊNCIA ESPISCOPAL DO SENEGAL, MAURITÂNIA, CABO VERDE E GUINÉ-BISSAU

2021-11-14       Actualidade       Igreja

Os Bispos da Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau realizaram a sua sessão anual na Diocese de Santiago, cidade da Praia - Cabo Verde, de 8 a 14 de novembro de 2021.

Este encontro começou, como de costume, com uma recoleção animada este ano pelo Padre Xyste MBREDJZE, Padre Fidei donum da Arquidiocese de Bangui, da República Centro-Africana, Capelão da Comunidade dos Migrantes de Origem Francófona em Cabo Verde, com o tema : “ A missão do Bispo no caminho sinodal ”.
Ao optar por meditar sobre este tema, os Bispos quiseram, mais uma vez, confiar a Deus a sua missão de Pastores numa Igreja chamada, mais do que nunca, a viver a sinodalidade, a comunhão entre os seus membros : a sonhar juntos, a caminhar juntos, ouvindo , por um lado, o Espírito Santo, na oração e na escuta da Palavra de Deus, e por outro lado, escutando-se mutuamente , para encontrarem juntos as orientações pastorais que refletem a vontade de Deus para sua Igreja neste terceiro milénio.
A abertura oficial da Sessão foi presidida por Sua Eminência, o Cardeal Arlindo GOMES FURTADO, Presidente da Conferência Episcopal, na quinta-feira, 11 de novembro de 2021, na presença de Sua Excelência, o Núncio Apostólico, Monsenhor Michael W. BANACH, cuja missão diplomática abrange o Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Ele fez-se acompanhar do seu secretário, o Padre Micael Carlos Andrejzwski, recentemente afecto à Nunciatura Apostólica.
Durante o encontro com os Bispos, o Núncio Apostólico reiterou as saudações e bênçãos paternais do Santo Padre, o Papa Francisco. De seguida, partilhou com eles algumas reflexões sobre alguns pontos da atualidade da Igreja, especialmente neste período de caminhada sinodal, iniciada pelo Papa e que decorre de outubro de 2021 a outubro de 2023.
Os Bispos renderam uma sentida homenagem à memória do seu irmão e colega Dom Pedro Carlos ZILLI, Bispo de Bafatá, chamado a Deus em 31 de março de 2021. Manifestaram a sua proximidade para com a comunidade diocesana de Bafatá e rezam pelo seu Administrador Diocesano, Padre Lúcio BRENTEGANI.
Os Bispos se unem em ação de graças à comunidade diocesana deTambacounda (Senegal), pela recém nomeação do seu novo Bispo, Monsenhor Paul Abel MAMBA, anteriormente Bispo de Ziguinchor.
Rezam pelas Dioceses de Bissau, Bafatá e Ziguinchor, para que o Senhor lhes conceda os Pastores que esperam.

DOSSIERS
No decorrer dos seus trabalhos, os Bispos redigiram a habitual exortação dirigida às comunidades cristãs, para a Quaresma de 2022. O tema este ano é sobre a fraternidade: “ Sois todos irmãos e irmãs ! " Com esta escolha, os Bispos reafirmam a sua preocupação de contribuir para a consolidação das relações fraternas entre as pessoas, por um lado, em virtude da sua adesão a Jesus Cristo, morto e ressuscitado para reconciliar todos os homens com Deus e entre si, e, por outro, à luz do ensinamento do Santo Padre, o Papa Francisco, na sua Encíclica Fratelli tutti , sobre a fraternidade e a amizade social , de 3 de outubro de 2020.
Os Bispos acolheram também com satisfação uma comunicação sobre o desenvolvimento e atualização de algumas normas particulares, conforme previsto na Lei da Igreja Universal. A apresentação foi feita pelo Padre Aloyse SENE, Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Inter-diocesano de Thiès. O objetivo deste trabalho é harmonizar certos procedimentos e práticas religiosas e administrativas ao nível das dioceses dos quatro países que constituem a Conferência Episcopal.
Como Pastores, os Bispos também se interessam pela vida social e política dos seus diversos países, especialmente nestes tempos em que, em quase todos os lugares, a democracia está sendo posta à prova. Felicitam em particular o povo cabo-verdiano pela maturidade democrática que mais uma vez demonstrou na aceitação das eleições presidenciais que acabam de ocorrer.

ENCONTROS
Durante a sessão, os bispos se encontraram com :
-  O Presidente da República de Cabo Verde.
Os Bispos visitaram Sua Excelência o Senhor Dr. José Maria NEVES, Presidente da República de Cabo Verde; uma visita de cortesia durante a qual o felicitaram cordialmente pela sua recente eleição como Chefe de Estado. Eles oraram por ele, por sua família e seu país.
-  A Comissão de Implementação da UCAO / UUZ.
Para o acompanhamento do projeto de implementação da Unidade Universitária de Ziguinchor (UUZ) da Universidade Católica da África Ocidental (UCAO), os Bispos reuniram-se com a Comissão Diretora UCAO / UUZ para se inteirar do avanço do projeto, situado em Coubalan. Eles acolheram com agrado as perspetivas encorajadoras quanto à abertura desta Unidade Universitária.

AGRADECIMENTOS
Agradecendo a Deus pelo bom desenrolar dos seus trabalhos, os Bispos saúdam e calorosamente agradecem a Diocese de Santiago – os seus padres, as religiosas e religiosos, os leigos e o pessoal do bispado – à volta do seu pastor, Sua Eminência, o Cardeal Arlindo Furtado, pelo acolhimento caloroso que lhes foi prestado durante a Sessão.
Os membros da Conferência Episcopal, exprimem ainda o seu agradecimento às autoridades governamentais, administrativas e militares de Cabo Verde, pelos diversos serviços e facilitações que permitiram o bom desenrolar da sua sessão.
Imploram muitas bênçãos e graças divinas para o Senegal, a Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Feito na Praia, no Sábado, 13 de Novembro de 2021,
os Bispos da Conferência.