Casais reúnem-se no V Encontro Nacional das Equipas de Nossa Senhora de Cabo Verde

2021-10-29       Actualidade       Igreja

Encontro Nacional das Equipas de Nossa Senhora da Região de Cabo Verde, decorre este fim-de-semana, dia 30 de outubro, às 14h, na Cidade da Praia.

O programa do Encontro Nacional do movimento Equipas de Nossa Senhora (ENS) deste ano, que decorre este sábado, na Praia, terá como tema central "José, exemplo de pai - Modelo dos cristãos".
O assunto será abordado em três painéis onde se vão desenvolver as dimensões da paternidade de São José; na sua dimensão social e relacional "A paternidade responsável" e o “O acolhimento e vivência da caridade na família” e na sua integração e intervenção na Igreja e no mundo ao seu redor “O trabalho como oportunidade da realização da família”. Para além da reflexão, estes painéis servem para alertar sobre a realidade, os valores e desafios da paternidade hoje.
Espera-se a participação de cerca de 200 casais, entre participantes presenciais e online, a quem foi lançado o desafio de convidarem outros casais que não pertençam às Equipas de Nossa Senhora para participarem do encontro. O encontro é aberto a todos que queiram participar e não apenas aos casais das equipas. Devido às limitações impostas pela pandemia, será disponibilizado um link para os casais que não possam participar presencialmente.
Ernestina Lopes, junto com o esposo Benvindo Lopes, formam o casal responsável da região Cabo Verde. Na mensagem do início do novo Ano Pastoral, o atual casal responsável comunicou às Equipas  que "estamos no final da nossa missão”. "Foram anos de muitas graças, de aprendizagem" e " desejamos sucessos ao novo casal regional que irá assumir a função", escreveu o casal Lopes.
Durante o dia de encontro, destaque para os momentos de oração: no sábado de manhã haverá uma oração orientada pelo Conselheiro Espiritual da Região de Cabo Verde, a leitura orante da Palavra de Deus - também no sábado, depois do encontro das equipas mistas - haverá a Celebração final, às 18h30, presidida por Dom Ildo, com passagem de testemunho para o novo casal responsável da Região Cabo Verde e das Pré-Regiões e o compromisso de novos casais.
"A expetativa é boa, pois junta-se centenas de casais. Este ano haverá passagem de testemunho para o novo casal responsável da região e o compromisso de novos casais", frisou o bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes.
Este encontro nacional é tido como um momento privilegiado de oração, formação, de encontro e de partilha entre todos os presentes. Funciona também como uma oportunidade para reforçar o entusiasmo e a alegria de viver o Evangelho em pequenas comunidades de reflexão e entreajuda.

Conheça o Movimento das Equipas de Nossa Senhora
As Equipas de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal, cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida.
Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob a sua proteção.
As Equipas de Nossa Senhora oferecem meios concretos para ajudar os casais a alimentar o amor conjugal e a prosseguir no seu caminho de conversão. Os casais, conscientes das suas próprias fraquezas e das dificuldades que encontram, decidem formar equipa e constituir uma comunidade de fé para percorrerem juntos um caminho de conversão, apoiando-se uns nos outros.
As equipas são constituídas por um número indicativo de cinco a sete casais e um sacerdote, designado conselheiro espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã “para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.
O movimento das Equipas de Nossa Senhora está espalhado pelo mundo inteiro. Na região de Cabo Verde, o movimento existe há mais de 11 anos e encontra-se espalhado pelas ilhas do arquipélago.

Fonte: Diocese de Mindelo