CARTA PASTORAL 2024-25
CARTA PASTORAL 2023-24
CARTA PASTORAL 2022-23
CARTA PASTORAL 2021-22
CARTA PASTORAL 2020-21
CARTA PASTORAL 2019-20
CARTA PASTORAL 2018-19
CARTA PASTORAL 2017-18
CARTA PASTORAL 2016-17
CARTA PASTORAL 2015-16
CARTA PASTORAL 2014-15
CARTA PASTORAL 2013-14
CARTA PASTORAL 2012-13
CARTA PASTORAL 2024-25
CARTA PASTORAL PARA O ANO 2024-25
Esperança no caminho
Queridos irmãos e irmãs!
A Igreja que caminha – escuta, acolhe, celebra e anuncia.
A caminhada de Emaús (Lc 24, 13-35) elucida o itinerário que desejamos percorrer rumo ao Jubileu de Prata da criação da Diocese de Mindelo (2003 – 2028/29). O conceito de caminho define bem a nossa condição de peregrinos. Estamos num processo eclesial de caminhada sinodal, fortemente incentivada pelo Papa Francisco. Que a nossa oração desde já seja uma verdadeira contribuição para que os participantes da assembleia sinodal e o povo de Deus em geral saibam escutar em alta-fidelidade aquilo que o Espírito tem a dizer à Igreja de hoje. O método de discernimento Diálogo no Espírito é para ser introduzido em todas as nossas práticas pastorais.
Foi no caminho de Emaús que os dois discípulos, ao escutarem o Senhor, sentiram uma transformação a operar-se no seu íntimo, a ponto de mais adiante exclamarem: Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras (v.32)? E chegados ao final daquela jornada, durante o gesto de Jesus na fracção do pão na mesa da «celebração», dá-se uma nova revelação e um novo fogo se acendeu neles: reconheceram Jesus Ressuscitado; há gestos que marcam!
Quando no caminho nos abrimos à escuta, somos introduzidos na autêntica escola de formação que leva à celebração na mesa do amor, e que por sua vez, desperta para o anúncio. A celebração consciente do Mistério Pascal em cada semana, em cada dia, é garantia de que a caminhada não fica por aqui; da Missa partimos para a Missão – Ite Missa est. Do encontro com Cristo Vivo surge a pressa, motivação e entusiasmo para partir de novo, mesmo que seja noite, para partilhar com os irmãos, a grande e bela notícia da qual somos testemunhas: Ele está vivo, encontrámo-l’O no caminho. Da fé em Cristo vivo renasce a esperança!
Quis o Conselho Pastoral Diocesano, no seu primeiro encontro, abril de 2024, que tomássemos cinco anos – um quinquénio – de programação pastoral que nos conduz à celebração dos 25 anos da criação na diocese. Esta programação tem como lema orientador: Diocese de Mindelo – Jubileu dos 25 anos | Peregrinos da Esperança: escutar, acolher, celebrar e anunciar. Este quinquénio pastoral, percorrido em sintonia de esperança, fica planificado em duas partes: de 2024 a 2026 – escutar e acolher e de 2026 a 2029 – celebrar e anunciar.
Nestes anos de gratidão e rumo ao jubileu, desvendar caminhos de esperança é um imperativo que se coloca para a vida pessoal e comunitária; a humanidade tem atravessado momentos difíceis e conturbados que, todavia, permanecem. Mesmo assim, o olhar cristão sobre as realidades do tempo presente, lança-os a procurar e a percorrer por caminhos de esperança. Em qualquer situação, seja de alegria, paz e consolação ou de tristezas e angústias, as pessoas estão sempre buscando e confirmando sua esperança. Um elemento distintivo dos cristãos é o facto de estes terem um futuro: não é que conheçam em detalhe o que os espera, mas sabem em termos gerais que a sua vida não acaba no vazio. Quem tem esperança, vive diversamente; foi-lhe dada uma vida nova (cf. Bento XVI, Spe Salvi, 2.3).
Os membros do Conselho Pastoral sentem que devemos continuar na senda da escuta activa da Palavra de Deus (conhecer melhor quem é Jesus Cristo), Palavra traduzida em oração, Palavra que forma e edifica; é urgente apercebermo-nos daqueles que caminham desanimados ao nosso lado ou batem à nossa porta, sedentos de amor e alegria – onde e como está o teu irmão? (cf. Gn 4, 9). Assim, ser Igreja acolhedora e aberta a todos (todos, todos, todos) e que procura formas de acompanhar os que se desacreditaram da vida e do futuro é nosso desafio. Um mundo sem Deus é um mundo sem esperança (cf. Ef 2,12). Neste sentido, há que contemplar na programação pastoral, um vasto espaço envolvendo pastores, religiosos e leigos, para acompanhar pessoas e grupos (jovens, famílias). Porque não retomar a prática do acompanhamento pessoal e espiritual que outrora deu muitos frutos nas comunidades cristãs?
A formação, tem sido e deve continuar a ser uma constante nas nossas comunidades; formação que seja sobretudo formar o coração e fazer chegar à estatura de cristão adulto na fé e comprometido com a edificação do Reino. Formação para o acolhimento, formação de catequistas (em ordem à instituição deste ministério), de jovens, novos diáconos permanentes, formação litúrgica, formação para a missão (sonhamos com uma Igreja toda ministerial e missionária), formação específica de modo a profissionalizar e tornar mais eficaz os nossos serviços e secretariados.
As celebrações jubilares que se avizinham a curto e a longo prazo: a) o Jubileu dos 2025 do nascimento de Jesus Cristo com o tema Peregrinos da Esperança; b) os 25 anos da nossa Diocese e c) os 500 anos da criação da Diocese de Santiago (30 da nossa) com o lema: recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança, constituem boas ocasiões para renovar alegrias e esperanças e para nos comprometermos seriamente na transformação do mundo e da sociedade através do anúncio firme e generoso do Evangelho de Jesus Cristo.
No início de mais um ano pastoral, nos é pedido maior compromisso com os caminhos da esperança e inclusão social. São muitas as referências bíblicas que aliciam a nossa esperança: “Somente em Deus eu encontro paz e nele ponho minha esperança” (Sl 62,6). Os profetas em diversas ocasiões ajudam-nos a colocar a esperança em Deus, especialmente nos momentos de provação: “Tu és a única esperança do povo de Israel, tu és aquele que nos salva quando estamos em dificuldades” (Jr 14,8). A esperança, segurança de nossas vidas, é como uma âncora: “A esperança, com efeito, é para nós como uma âncora da alma, segura e firme” (Hb 6,19).
Um Plano Pastoral com um leque variado de propostas e iniciativas está em fase final de elaboração, por uma Comissão Coordenadora da Pastoral Diocesana (CCPD) e brevemente será publicado como complemento desta Carta Pastoral. Todavia, anuncio desde já algumas delas: a Peregrinação Diocesana a Roma – julho/agosto de 2025, contemplando outros santuários importantes. Para S. Inácio de Loyola, a esperança é um modo de viajar, de peregrinar. Somos provocados, em nossas peregrinações cotidianas, e neste quinquénio a viajar em “modo esperança”, para avançar pelos caminhos do Senhor, que são amor e verdade (cf. Sl 24 (25)); a Assembleia Diocesana da Juventude para 2027; uma Exposição 25 anos da Diocese de Mindelo: Memória, Gratidão e Testemunho – fev 2028 a fev 2029; Visita Pastoral do bispo a todas as paróquias durante estes 5 anos; programação organizada de Evangelização e Missão (com o apoio das Apóstolas da Palavra e outros); implementação das dinâmicas do Sínodo na Diocese rumo aos 25 anos; envolvimento das comunidades na preparação para o Jubileu dos 500 anos. Juntamente com estas iniciativas a decorrerem ao longo dos anos, propõe-se a renovação de alguns secretariados diocesanos e a criação de outros serviços; uma aposta séria queremos pôr na pastoral da comunicação. O Conselho Pastoral visa que, a seu tempo, possamos formar os nossos fiéis para uma maior participação e corresponsabilidade na vida da Igreja Local. Neste âmbito, estamos a estudar como introduzir a pastoral do dízimo em toda a diocese.
Maria, Mudjer feliz / Rainha qui Nhor Dés leba pa céu. / Nu ta pidiu cu amor, sperança e fé, / Roga pa nós, djunto di bu Fidjo Jesus (ó Maria)!
Ilha do Sal, 15 de setembro de 2024, Festa Litúrgica de Nossa Senhora das Dores
† Ildo Fortes
Bispo de Mindelo
CARTA PASTORAL 2023-24
CARTA PASTORAL 2022-23
CARTA PASTORAL 2021-22
CARTA PASTORAL 2020-21
CARTA PASTORAL 2019-20
CARTA PASTORAL 2018-19
CARTA PASTORAL 2017-18
CARTA PASTORAL 2016-17
CARTA PASTORAL 2015-16
CARTA PASTORAL 2014-15
CARTA PASTORAL 2013-14
CARTA PASTORAL 2012-13