Acampamento vocacional Fontaínhas 2024
Depois de fazer uma longa viagem desde Mindelo e vários sítios de Santo Antão, pelas 19 horas do dia 16 julho começou o acampamento vocacional diocesano com a Sagrada Eucaristia. O Pe Evanildo Reis o padre de campo (formador do seminário diocesano) começou o campo dando as 5 atitudes fundamentais de um campo (Escutar, Responsabilizar, Respeitar, Entrar e Levar).
No segundo dia o Pe Ezequiel (padre de Benguela, fidei donum na nossa diocese) veio dar o seu testemunho vocacional, seguido da eucaristia presidida por si. No período de tarde do mesmo dia os seminaristas de Sevilha que eram animadores do campo (Erson e Ailton) deram o seu testemunho vocacional.
Na quinta-feira foi dia de caminhada que logo pela manhã pareceu ser impedida pelos chuviscos. A caminhada iniciou pelas 15h30 até Corvo. Foi uma oportunidade de os miúdos poderem contemplar a natureza e, claro, poder louvar o Senhor através da natureza.
Na sexta-feira pela manhã o Pe Evanildo deu uma catequese e depois deu pistas para dinâmicas de grupo no que toca o sucesso e a felicidade pessoal. Por ser este acampamento um acampamento vocacional considerou-se importante acompanhar um Sim de um novo padre – Pe Ricardo Monteiro. Desta feita, nessa noite foram participar da vigília.
Na manhã de sábado marcaram a sua presença no campo três padres da Diocese de Santiago – Pe António Martins (presidiu a missa), Pe Odair Gonçalves (deu o seu testemunho) e o Pe José Maria – e o grupo de jovens da ilha do Sal (com Pe Benvindo Rodriguês) que estavam pela ilha de Santo Antão no contexto da ordenação presbiteral. Ambos participaram da eucaristia e do almoço ali na Fontaínhas. A parte dessas presenças foi dia de preparar a noite cultural em cada grupo, pela manhã, e apresentação das peças pela noite (cânticos, poemas, teatro, entre outros).
No dia domingo participou-se da ordenação presbiteral do Pe Ricardo Monteiro. E avaliou-se o campo vocacional pela noite. No último dia de manhã (dia 22) fizeram presentes na missa nova do novo padre na Ponta do Sol, almoçou-se e seguiu-se cada para os seus rumos. E acabou o acampamento vocacional.
O acampamento vocacional todos os dias teve a oração das laudes (manhã), missa (meio-dia) e oração das vésperas (tarde).
Queira Deus fazer germinar as sementes lançadas neste acampamento vocacional.