Dom Ildo Fortes no domingo passado presidiu à Solene Eucaristia dentro da qual aconteceu a ordenação presbiteral do Ricardo Monteiro. Esteve presente nessa celebração a concelebrar, Mons. Waldemar Stanislaw Sommertag – Núncio Apostólico junto de Cabo Verde acompanhado do Secretário da Nunciatura, Mons. Micael Andrejzwski, que estiveram de visita a algumas ilhas da Diocese; a maioria do presbitério de Mindelo, alguns padres de Santiago, de Portugal, Senegal e Angola. Todos os seminaristas da Diocese que estudam na Europa tomaram parte nesta celebração, muitas religiosas e fiéis vindos de diversas ilhas, bem como uma comitiva da França e Suíça.
No início da homilia o bispo fez questão de exortar o candidato «a continuar e a aprofundar o estudo e a meditação da bíblia, porque quanto mais o fizer mais se aproximará de Deus» que é fonte de vida e comunhão. Só assim, o padre pode ser um homem e um pastor de paz, através do seu olhar, da sua vivência e das suas atitudes. A experiência de paz interior, nascida do coração de Cristo, lhe faz reunir e congregar as ovelhas do rebanho, na variedade das suas circunstâncias de vida e pertencentes a diferentes das grupos e movimentos.
Dom Ildo recordou ao candidato que ele foi chamado com e pela misericórdia e ternura infinita de Deus. Deus fez-se precisar dele para manifestar a sua misericórdia, por isso no ministério que começa a viver é convidado a pastorear com misericórdia que procede do Pai, os seus irmãos e a Igreja, uma vez que o sacerdote não existe para si mesmo.