O diácono Ricardo Monteiro será ordenado presbítero no dia 21 de Julho

No próximo dia 21 de Julho Dom Ildo Fortes irá ordenar presbítero, para a Igreja de Mindelo, o diácono Ricardo Jorge Fortes Monteiro na Cidade de Ponta de Sol.

O candidato ao presbiterado nasceu em Mindelo, ilha de São Vicente, aos 25 dias do mês de Outubro de 1994. Cresceu na Cidade de Ponta do Sol, Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, ilha de Santo Antão. Recebeu o Batismo na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, cidade da Ribeira Grande no dia 28 de Agosto 1995, a Primeira Comunhão no dia 29 de Maio de 2005 e o sacramento da Confirmação no dia 26 de Junho de 2010, na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento.


Concomitantemente fez os estudos primários em Ponta do Sol na Escola José Lopes da Silva e os estudos secundários na Escola Secundária Suzete Delgado em Ribeira Grande, onde concluiu o 12º ano de escolaridade em 2012. Estes anos foram acompanhados por uma experiência profunda como acólito, catequista e membro SPJ na sua Paróquia de crescimento.

Depois de ter concluído os seus estudos secundários, Ricardo ingressa no Seminário Menor de São José, na Diocese de Santiago de Cabo Verde, no dia 14 de Setembro de 2012, onde frequentou um ano propedêutico de formação interna. No ano seguinte, no dia 27 de Setembro de 2013, inicia o segundo ano propedêutico no Seminário de São José, na Diocese do Algarve, em Faro. Imediatamente depois prossegue com os estudos filosóficos no Instituto Superior de Évora (2014-2017), frequentando o Seminário Maior de Évora, na Arquidiocese de Évora.

Entretanto, é convidado a continuar os seus estudos teológicos em Roma, frequentando o Pontifício Colégio Urbano e a Pontifícia Universidade Urbaniana, onde fez a Licenciatura em Teologia (2017-2020) e o mestrado em Teologia Bíblica (2020-2023). Durante estes anos Ricardo recebeu o ministério de leitor no dia 15 de Novembro de 2018, pelas mãos de Sua Eminência Reverendíssima Cardeal Francesco Monterisi, o ministério do acólito, no dia 12 de Dezembro de 2019, pelas mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom Gianfranco Girotti, e foi admitido entre os candidatos às ordens Sacras, no dia 28 de Fevereiro de 2019, pelas mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom Giampiero Gloder, na Capela Maior do Pontifício Colégio Urbano.

No dia 30 de Abril de 2022, Ricardo foi ordenado diácono na Basílica de São Pedro, pela imposição das mãos e oração consecratória de Sua Eminência Reverendíssima Cardeal Luís António Tagle, Pro-prefeito do Dicastério para a Evangelização.

O diácono Ricardo regressou a Cabo Verde em 2023, e deu início ao seu estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Luz e Santo António, ilha de São Vicente, sendo membro da Comissão Bíblica Diocesana e Diretor Regional da Escola Universitária Católica de Cabo Verde.

Rezemos pelo diácono Ricardo que abraçará o ministério sacerdotal e pela Igreja de Mindelo onde o futuro sacerdote irá exercer o seu ministério.

Scroll to Top