VI Semana Teológica

VI SEMANA TEOLÓGICA DA DIOCESE DE MINDELO

A Diocese de Mindelo, nos seus 20 anos de existência, reconhece a relevância em se refletir cientificamente e aprofundar espiritualmente questões relacionadas com a natureza, a história e a missão da Igreja. Portanto, propõe como tema da VI Semana Teológica «Os sinais dos tempos e a missão da Igreja».
Na parceria com a Escola Universitária Católica de Cabo Verde esta decorrerá, a partir das 18 horas, no Auditório Onésimo Silveira na Universidade do Mindelo no período de 9 a 12 de Abril, organizada em quatro dias com quatro blocos respetivos.

O Primeiro Bloco será o ENQUADRAMENTO GERAL DA VI SEMANA TEOLÓGICA teremos a conferência intitulada de ‘A família humana: uma interpretação dos sinais dos tempos à luz do Evangelho’ conferenciada pela Sua Eminência Cardeal Arlindo Gomes Furtado e moderada pelo Sr. José Faria.

O segundo dia que corresponde ao Segundo Bloco abordar-se-á A NATUREZA DA IGREJA com duas conferências a primeira será intitulada de ‘Igreja, corpo de Cristo: o conceito de corpo de Cristo na literatura paulina’ conferenciada pelo Padre Dr. José Eduardo Furtado Afonso e moderada pelo Sr. Isidoro Costa. A segunda conferência por sua vez terá o nome de A Igreja Sinodal e o exercício do sacerdócio comum dos fiéis’ conferenciada pelo Padre Dr. Manuel José Marques e moderada pelo Sr. Diácono José Brito.

No terceiro dia desta formação seguir-se-á o Terceiro Bloco com a HISTÓRIA E ATUALIDADE onde terá lugar a apresentação feita pelo Bispo de Mindelo Dom Ildo Fortes do livro da autoria de JAIRZINHO LOPES PEREIRA intutilada de Scripta Ecclesiastica: A diocese de Santiago Cabo Verde nos arquivos europeus (1835-1859).

Na sexta-feira dia 12 de Abril teremos o Quarto e Último Bloco da VI Semana Teológica com a MEMORIA DA COMUNIDADE ECLESIAL, à semelhança do segundo dia, com duas conferências a primeira será intitulada de ‘A consciência eclesial: o papel da mulher na identidade eclesiológica’ conferenciada pela Dra. Teresa Maria da Cruz Costa Pereira e moderada pela Sra. Otelma Borges. A última de todas as conferências terá o nome de ‘A piedade popular: leitura sociocultural das manifestações religiosas na configuração da identidade cultural cabo-verdiana’ conferenciada pelo Doutor Adilson Filomeno Carvalho Semedo e moderada pelo Sr. Gabriel Delgado.

No término de todas as conferências haverá espaço para debates.

Segue em anexo toda a programação da VI Semana Teológica da Diocese de Mindelo

Scroll to Top