Ordenação Diaconal de Nelson Varela

No próximo dia 25 de Fevereiro, em Mindelo, Dom Ildo Fortes vai ordenar diácono o Seminarista Nelson Amarildo da Silva Varela. Ele que nasceu no dia 08 de outubro de 1987, filho de Armando Varela e Joana da Silva, natural da freguesia de Nossa Senhora da Graça – Praia, Santiago.

Fez os seus estudos primários nas Escolas Básicas de Castelão, Paiol e de Achada Mato na cidade da Praia, e os seus estudos secundários nas Escolas Secundárias Regina Silva na Achadinha e na Escola Secundária Pedro Gomes na Achada Santo António onde concluiu o 12º ano.

Trabalhou durante 5 anos com a ONG dinamarquesa Bornefondem, nos centros de São Lourenço dos Órgãos, Chã de Tanque – Assomada e Fazenda – cidade da Praia. Licenciou em Ciência Política e em Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais na Cidade da Praia.

No ano 2014 entrou para o aspirantado na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos na Ilha de São Vicente, onde em 2015 mudou para o Seminário Diocesano Cristo Bom Pastor da Diocese de Mindelo. Em outubro de 2016 foi enviado para o Seminário Patriarcal São José de Caparide onde fez o seu ano propedêutico. No ano letivo 2016/17 iniciou o primeiro ano no Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais, onde também deu início ao Mestrado Integrado em Teologia na Universidade Católica de Lisboa.

 A 13 de outubro de 2020 foi Admitido entre os Candidatos às Ordens Sacras no Seminário dos Olivais pelo Bispo Dom Ildo Fortes. No dia 08 de agosto de 2021 foi Instituído Leitor na Paróquia de São Vicente – Ilha de São Vicente, e 24 de julho de 2022 foi Instituído Acólito na Paróquia de São Pedro Apóstolo – Santo Antão.

Terminou os seus estudos no Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais a 5 de julho de 2023, apresentou a sua dissertação de Mestrado Integrado em Teologia a 20 de novembro de 2023. É estagiário nas Paróquias de Nossa Senhora do Rosário e Santo Crucifixo na Ribeira Grande – Santo Antão.

 Rezemos pelo candidato Nelson Varela e pela Igreja de Mindelo onde o futuro diácono vai exercer o ministério ordenado.

Compartilhe
Scroll to Top