Agentes da Pastoral de Santo Antão reuniram-se para analisar e programar as atividades religiosas

2021-11-15       Actualidade       Igreja  

  

Agentes da Pastoral de Santo Antão, realizaram, no dia 13 de novembro, o Encontro da Pastoral da Ilha (EPI), momento que aconteceu no Centro Agrícola de Afonso Martinho, na Cidade de Ribeira Grande, e teve o intuito de fortalecer o trabalho em rede das paroquias, compreender os novos desafios da evangelização local e apontar caminhos conjuntos. 

Contando com a presença dos párocos, consagradas e leigos, o encontro iniciou-se com as boas vindas do coordenador da EPI, Frei José Pires, e teve o sábado (13) dedicado à reflexão e debate. Encerrando o encontro, o grupo estabeleceu o compromisso da "retoma do Encontro das famílias de Santo Antão, Encontro dos Acólitos da Ilha, Jornada Inter-paroquial da Juventude, bem como Encontro dos Catequistas da Ilha de Santo Antão", como frisa Bartolomeu Ramos.

Encontro de Pastoral da Ilha - EPI
O Encontro de Pastoral da Ilha (EPI) é um organismo criado para gerar representatividade e participação na ação evangelizadora de cada ilha. Seu objetivo é ser um instrumento de comunhão eclesial, de convergência dos objetivos evangelizadores e lugar para estabelecer uma conexão e diálogo pastoral capaz de irradiar toda a ação evangelizadora na ilha onde este povo é chamado a evangelizar. 
É coordenado por um sacerdote e reúne 3 vezes ao ano padres, religiosos e leigos de todas as paróquias da ilha, ou seja, participantes da vida litúrgica e pastoral na Igreja. São evangelizadores das mais diversas atividades pastorais que buscam  por meio da unidade com a Igreja local, ser responsáveis e protagonistas do processo evangelizador. .


 

Fonte: Diocese de Mindelo

 



Notícias relacionadas