Admitidos às Ordens Sacras e Instituídos Leitores, seminaristas dão mais um passo a caminho do sacerdócio

2021-07-22       Actualidade       Igreja

Durante a Missa pelas Vocações deste dia 21 de julho, às 18h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Ildo Fortes, na Pró-Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Mindelo, dois seminaristas foram admitidos às Ordens Sacras e três instituídos no ministério de leitores. Alguns estudam filosofia e outros teologia.

Foram admitidos entre os candidatos às Ordens Sacras, os seminaristas Kevin Santos e Yekini Pereira. A Admissão às Ordens Sacras é o primeiro passo mais concreto em direção ao sacerdócio, o seminarista se compromete publicamente em receber a formação necessária para o futuro ministério sacerdotal.
Foram instituídos no ministério de leitores, os seminaristas Éder Silva, Elvis Carlos e Patrick Afonso. A Instituição ao Leitorado faz parte do processo formativo do candidato ao sacerdócio que, após de alguns anos de formação, e estando apto, segue passos importantes ao futuro exercício do ministério presbiteral. O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na Missa como nos outros atos sagrados, é ele quem faz as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.
Ao se dirigir aos seminaristas, Dom Ildo falou da importância da admissão entre os candidatos às Ordens Sacras e da instituição do ministério e destacou que todos perseverem para serem grandes colaboradores do Reino de Deus, anunciando e vivendo a Palavra e tornando-se discípulos missionários de Jesus Cristo.
No término do jantar de confraternização, os seminaristas agradeceram o Bispo Diocesano, os formadores e companheiros de caminhada, confiando-se a Maria, Mãe de Jesus, aquela que primeiro acolheu a Boa nova de seu filho.

Fonte: Diocese de Mindelo