Festa da Exaltação da Santa Cruz

A Exaltação da Santa Cruz, celebrada a 14 de setembro, é uma festa cristã que comemora a Paixão de Jesus Cristo e o seu sacrifício redentor. A Cruz, longe de ser um símbolo de crueldade, é exaltada como o maior ato de amor de Deus pela humanidade, onde Cristo, por amor, esvaziou-se de sua divindade para sofrer e morrer, vencendo o pecado e a morte. Esta celebração destaca a Cruz como o troféu da vitória da Vida sobre o mal e a fonte de salvação para todos.

A origem desta festa remonta ao século V, com a exposição do lenho da Santa Cruz para veneração pública após a dedicação da Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém, em 13 de setembro de 335. Rapidamente acolhida pela Igreja Romana no século VII, a Exaltação da Santa Cruz tornou-se uma celebração solene em todos os ritos orientais e ocidentais.

Conforme ensinam os santos, a Cruz é um símbolo de Salvação e Glória. Santo André de Creta descreve a Cruz como um troféu que dissipou as trevas, nos restituiu a luz e abriu as portas do inferno, atraindo a todos a Cristo. São João Crisóstomo exorta a não nos envergonharmos da Cruz, pois ela é a causa da nossa salvação e um sinal luminoso que aparecerá na glória de Cristo. São Paulo da Cruz convida os amigos do crucificado a celebrarem esta festa com alegria.

A cruz é, portanto, o centro da nossa fé, o sinal que nos une a Cristo e nos dá esperança.

Diácono Patrik Afonso
13 de Setembro de 2025

Scroll to Top