Grande moldura humana na eucaristia solene em honra a São Vicente Mártir

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 22 de janeiro, a Eucaristia Solene seguida de procissão em honra a São Vicente, padroeiro da paróquia de São Vicente e patrono da ilha. Centenas de fiéis das três paróquias da ilha de São Vicente quiseram demonstrar a sua devoção participando massivamente na eucaristia que celebra a solenidade de São Vicente.
A festa de São Vicente, padroeiro da ilha decorreu sob o tema: “Com São Vicente, Vivamos a Esperança no Caminho, Escutando, Acolhendo, Celebrando e Anunciando o Amor de Deus” e foi presidida pelo Frei Gilson Frede que esteve acompanhado de um grande número de sacerdotes e diáconos de toda a ilha de São Vicente.
Na sua homilia, frei Gilson Frede exortou os fiéis a “atravessar os desertos e viver os momentos de crises de fé sem desespero, tendo como ponto de partida e chegada, sempre Jesus Cristo”.

O celebrante revelou que os cristãos podem seguir na prática os exemplos de São Vicente e afirmou que “São Vicente nos mostrou que em cada tempo, cada espaço e com as suas exigências é possível manter viva a chama de Jesus Cristo no mundo”.
Um leque de atividades foram desenvolvidas pela paróquia do mesmo nome, desde peregrinação com a imagem de São Vicente pelas diversas comunidades, conversa aberta intitulada “Viver e cultivar a Esperança na Paróquia, no contexto do ano Jubilar”, jantar de gala, entre outros, tendo com ponto alto a grande eucaristia em honra a São Vicente e a procissão.

São Vicente é um dos três grandes diáconos que deram sua vida por Cristo. Junto com Lourenço e Estevão Corona, Laurel e Vitória forma o mais insigne triunvirato. Este mártir celebrado por toda a Cristandade, encontrou sua panegirista em Santo Agostinho, São Leão Magno e Santo Ambrósio.
Vicente descendia de uma família consular de Huesca, e sua mãe, segundo alguns, era irmã do mártir São Lourenço. Estudou a carreira eclesiástica em Zaragoza, ao lado do bispo Valero, quem por sua falta de facilidade de expressão, o nomeou primeiro diácono para supri-lo na sagrada cátedra.

Scroll to Top