13 de janeiro: Comemora-se hoje o Dia da Liberdade e Democracia

2022-01-13       Actualidade       Sociedade  

  

Cabo Verde celebra nesta quinta-feira, o 13 de janeiro, Dia da Liberdade e Democracia, com uma sessão solene especial no Parlamento. O 13 de janeiro é a data em que, pela primeira vez, em 1991, os cabo-verdianos exerceram o seu direito de voto nas primeiras eleições multipartidárias.

Segundo o programa, a sessão, que é aberta ao público, iniciou-se às 10h30 e contou com a presença dos representantes das confissões religiosas, sendo presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves. Usou da palavra o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, o Primeiro Ministro e os representantes dos partidos com assento parlamentar.

Na sessão solene, o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, para além de assinalar os significativos avanços conquistados no âmbito do amadurecimento de toda a sociedade para a Democracia, afirmou hoje que o momento é, também, para restaurar e consolidar os valores democráticos fragilizados com a pandemia.

"A pandemia atingiu os segmentos mais desfavorecidos da sociedade cabo-verdiana constituem um muito sério alerta para a necessidade, ou melhor, a premência de cumprirmos a Constituição económica, social e cultural junto de uma ainda larga franja da população", disse.

Recorda-se que o 13 já era feriado nacional, mas somente em 2017 que o parlamento cabo-verdiano começou a celebrar a efeméride com uma sessão solene especial. 










Fonte: Diocese de Mindelo

 



Notícias relacionadas