VI Encontro do Conselho Permanente dos Bispos da África Ocidental

2018-01-29       Actualidade       Igreja

Iniciou-se no dia 26 de Janeiro o VI Encontro do Conselho Permanente dos Bispos da África Ocidental (toda a CEDEAO e a Mauritânia).

Membro do Secretariado Permanente, Padre Paulo Vaz, adiantou que um dos objectivos deste encontro é criar sinergias entre as igrejas da Costa Ocidental Africana de modo a realizar um trabalho de forma mais articulado. Segundo padre Paulo trata-se de uma reunião «importante para a Igreja e para o país que irá proporcionar uma sintonia de comunhão». Os bispos vão debruçar-se sobre assuntos de práticas culturais, como sincretismo religioso e o animismo um dos desafios para a igreja católica.
O encontro que reúne representantes das Conferências Episcopais dos países da África Ocidental de língua francesa, portuguesa e inglesa (CERAO-RECOWA) decorre até o dia 30 de Janeiro no Seminário de São José, na cidade da Praia.
O fito do encontro é a avaliação geral do andamento dos trabalhos programados, o reforço da coesão das igrejas de diversas línguas e culturas, e é uma forma das igrejas locais e nacionais na Costa Ocidental da África estarem mais unidas.
A Sessão de abertura aconteceu na manhã de sábado, dia 27, e vai ser presidido pelo Arcebispo da Nigéria, Dom Inácio.

Fonte: Diocese de Santiago