Vaticano lança página com questionário aos jovens para preparação do Sínodo

2017-06-15       Actualidade       Igreja  

  

O Vaticano lança hoje uma página na internet com vista à preparação da próxima assembleia geral do Sínodo dos Bispos que inclui um questionário «dirigido diretamente aos jovens», anunciou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

As perguntas referentes ao encontro com cardeais, bispos e consultores do clero e do laicado de todos os continentes que em outubro de 2018 debate o tema "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional" estão formuladas em italiano, inglês, francês, espanhol e português.
As respostas, que podem ser enviadas até 30 de novembro, «serão de grande utilidade no caminho de preparação do acontecimento sinodal e farão parte da ampla consulta» que a Secretaria Geral da assembleia «está a conduzir a todos os níveis do povo de Deus», revela o comunicado.
«Esta iniciativa permitirá promover uma mais ampla participação de todos os jovens do mundo, não só recebendo informação sobre o evento sinodal, mas também interagindo e participando no caminho de preparação», explica a nota.
Na recente Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, realizada em Fátima a 3 de junho sobre a relação dos jovens com a Cultura, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais manifestou estranheza pelo atraso na preparação da assembleia.
«Mesmo dentro da Igreja, não é facilmente compreensível que, a pouco mais de um ano da realização do Sínodo, esta análise e reflexão quase não tenham entrado em velocidade de cruzeiro», afirmou D. Pio Alves.
O responsável sublinhou que «é notória a diferença, para menos, da receção, na comunicação global» do tema do Sínodo «quando comparado com o objeto do sínodo anterior sobre a família. E, ainda que situados em âmbitos distintos, a juventude não é menos importante. Mistérios!».
A mesma «preocupação» foi referida pela referente da Pastoral da Cultura da diocese de Bragança-Miranda: «Depois queixam-se de que os sínodos não são caminhar juntos, que é isso que significa o sínodo».
«Os  documentos preparatórios são entregues muito antes precisamente para que se  preparem os sínodos, e de facto temos dado pouca atenção a este documento», apontou Fátima Pimparel.
O questionário está disponível no endereço à frente referido. Ao entrar na página, escolha, no canto superior direito, a tua língua.
O endereço é: https://survey-synod2018.glauco.it/limesurvey/index.php/147718

Fonte: Sala de Imprensa da Santa Sé

 



Notícias relacionadas