VATICANO: EQUIPA FEMININA DE FUTEBOL ABANDONA CAMPO APÓS POLÉMICA CONTRA POSIÇÕES CATÓLICAS

2019-06-25       Actualidade       Igreja

A recém-formada equipa de futebol feminino do Vaticano retirou-se de campo, antes daquele que teria sido o seu primeiro amigável internacional, após manifestações de protesto contra posições católicas ligadas ao aborto e homossexualidade. O incidente, relata o portal ‘Vaticano News’, acontece em Viena, onde a equipa iria disputar uma partida contra as austríacas do Mariahilf.

Durante a execução do hino do Vaticano, algumas jogadoras adversárias levantaram as camisolas para mostrar mensagens pró-aborto e pró-LGBT, a que se juntaram algumas faixas nas bancadas. «Em conjunto com o director desportivo, [as jogadoras do Vaticano] tomaram a dolorosa decisão de não jogar a partida, para não continuar a instrumentalização do evento», assinala o portal de notícias da Santa Sé.
Na passada segunda-feira, a direcção do Mariahilf escreveu um comunicado, publicado na sua página oficial do Facebook, lamentando o incidente: «Pedimos desculpas sinceras às jogadoras da equipa do Vaticano e aos nossos convidados que vieram de perto e de longe, pelo facto de o jogo não se ter realizado», refere o clube.
A equipa de futebol feminino do Vaticano estreou-se a 26 de Maio, num jogo amigável contra a Roma (Itália). A equipa é dirigida por Susan Volpini, secretária da Associação ‘Donne in Vaticano’, e treinada por Gianfranco Guadagnoli; 60% das jogadoras são funcionárias do Vaticano, ou esposas e filhas de funcionários.

Fonte: Ecclesia