Terminam Conferências Quaresmais em Santo Antão Norte com balanço positivo

2017-04-08       Actualidade       Igreja

Terminaram ontem, 07 de Abril de 2017, as Conferências Quaresmais organizadas pelas paróquias do Norte da ilha de Santo Antão (Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Livramento, Santo Crucifixo, São Pedro Apóstolo e Santo António das Pombas) e o balanço é positivo, segundo o Pe Adriano Cabral.

As Conferências Quaresmais decorreram todas as sextas-feiras, às 17h30, no Centro Paroquial de Nossa Senhora do Rosário, Povoação. Começaram no dia 03 de Março com o Bispo da Diocese de Mindelo a tratar o tema «Quaresma: Tempo favorável para a prática da Justiça» e terminaram ontem com o Pe Doutor Paulo Vaz a conferenciar «Jesus Cristo: Modelo de homem justo».
Segundo o Pe Adriano Cabral, o balanço é muito positivo e o sentimento é de dever cumprido depois de mais de um mês a debater temas de interesses para a Igreja e para a sociedade: «O balanço que se faz das conferências é muito positivo e neste momento o sentimento é o de dever cumprido. Foram momentos muito marcantes, com temas interessantes e pertinentes. De igual modo tivemos o privilégio de ter entre nós grandes oradores que souberam transmitir de forma clara e responsável a essência dos temas».
O pároco das paróquias de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora do Livramento realçou que houve muita adesão de paroquianos e pessoas da sociedade em geral desde a primeira conferência, até à última: «Confesso que no início ficamos muito apreensivos no que toca a participação das pessoas. Mas é de louvar porque o salão paroquial, desde a primeira conferência, esteve sempre cheio. E para nós, e toda a organização, ter essa grande moldura humana nas conferências é muito gratificante o que nos dá motivação para fazer mais e melhor».
Pe Adriano Cabral diz que o desafio é continuar nos próximos anos e noutras alturas, melhorar alguns aspectos que não correram muito bem, como a pontualidade e duração das conferências, e já no próximo mês de Maio pensam em ter uma conferência relacionada com o Dia Mundial da Comunicação Social: «Estas conferências que decorreram nos meses de Março e Abril é a prova de que podemos e devemos continuar com iniciativas do tipo. Para este ano ainda pretendemos fazer mais e, já para o próximo mês de Maio, se Deus quiser, teremos mais uma conferência relacionada com o dia mundial da comunicação social. E para os próximos anos, por ser uma iniciativa das paróquias de Norte de S. Antão, penso, desde já, propor aos meus colegas Padres e juntos ouvirmos mais fiéis paroquianos sobre esta ideia que aqui partilho. A ideia é: descentralizar esta dinâmica das conferências para que haja mais participação de pessoas das outras paróquias. A ideia é que cada conferência seja realizada numa paróquia diferente, rotativamente».