TERMINA O ACANTONAMENTO DOS JOVENS DAS PARÓQUIAS DE SÃO VICENTE E SANTO ANTÓNIO A CAIBROS - SANTO ANTÃO

2019-08-06       Actualidade       Igreja

Alguns jovens das paróquias de São Vicente e de Santo António, ilha de São Vicente, estiveram em Caibros, ilha de Santo Antão, desde o passado dia 27 de Julho, para o Acantonamento Juvenil de 2019. Durante a semana, muitas foram as actividades desenvolvidas e que constavam no programa, mas também tiveram a presença do Pe Paulo Vaz, pároco, e da Irmã Milagos López.

Deisy Lima, comunidade de São Pedro, paróquia de São Vicente, considera que o acampamento foi muito bom e partilha com todos o seguinte depoimento: «novas amizades, novos conhecimentos partilhados, novos lugares... Para mim, o acantonamento foi fantástico, extraordinário. Neste acantonamento fiz muitas dinâmicas juntamente com temas profundos para reflectir e trabalhar, temas expostos pelos Padres Paulo Vaz, Evanildo dos Reis, Bernardino Monteiro e pela Irmã Mila López. Saímos de caibros e fomos até Garça a pé e isso foi uma maravilhosa caminhada de 3h00. A apresentação dos trabalhos de grupo foi em forma de teatro e outras criatividades. Muito interessante».
Natícia Rocha, natural da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, ilha de Santo Antão, e residente na paróquia de São Vicente, fazia «um balanço muito positivo do acantonamento», uma vez que todos os jovens «participaram das actividades a nível geral» e também desabafava: «gostei muito dos temas expostos pelos Padres e membros do SPJ, onde apresentamos teatro nos trabalhos de grupos. Conheci novas pessoas, selei novas amizades e partilhei experiências».
Walter Cruz, membro do SPJ da paróquia de São Vicente, sublinha que o objectivo é «sair da zona de conforto, sair do nosso ambiente quotidiano e da nossa pastoral, sair e ir partilhar a fé com outros irmãos». Por isso, a escolha de Caibros é devido ao facto de ser «uma zona retirada da cidade, com muitos jovens e muita gente católica com quem partilhar a fé».