Seminaristas Maiores das duas dioceses de Cabo Verde reunidos no Encontro Anual em Évora – Portugal

2017-04-19       Actualidade       Igreja

Os seminaristas maiores das duas dioceses de Cabo Verde (Diocese de Mindelo e Diocese de Santiago) estão reunidos no habitual Encontro Anual desde hoje, 18 até 21 de Abril, no Seminário Maior de Évora, sob o lema «Alegrai-vos sempre no Senhor» (Fil 4, 4).

O tradicional Encontro Anual dos seminaristas maiores das duas dioceses de Cabo Verde acontece sempre de terça a sexta-feira da oitava da Páscoa e pretende reunir todos num determinado local (normalmente num seminário onde estudam). O entusiamo para mais este encontro foi manifestado através da rede social Facebook no post do seminarista maior da Diocese de Santiago, Esmeraldo Borges: «está mesmo a chegar o dia, “bóra lá maltas”! Um grande abraço a todos, boa preparação e boa organização!».
O Pe José Álvaro, reitor do seminário menor de São José - Diocese de Santiago, já é uma presença constante nesses encontros dos seminaristas: fazendo pontes, partilhando as notícias das Igrejas de Cabo Verde, levando mensagens e preocupações dos bispos de Cabo Verde, escutando os seminaristas e trazendo também as preocupações e propostas deles. Este ano, mais uma vez, ele estará presente e no dia 19 de Abril às 12h00 haverá essa partilha do Pe Zé Álvaro.
No programa já definido e postado na página de facebook dos seminaristas maiores de Cabo Verde (https://www.facebook.com/groups/126570850743782/?fref=ts) há actividades como celebrações litúrgicas, convívios, passeios e visitas, jogo de futebol entre as duas dioceses, partilha da caminhada, mensagens dos bispos de Cabo Verde, partilha de temas, celebrações eucarísticas com padres amigos, etc. Entre as actividades é de realçar a tradicional festa dos seminaristas finalistas. De recordar que este ano os seminaristas Bruno Varela, Esmeraldo Borges, Janilson Correia e António Martins, todos da Diocese de Santiago, são finalistas. A Diocese de Mindelo, este ano, não tem nenhum seminarista finalista.
Os padres mais novos das duas dioceses de Cabo Verde participaram todos nesses encontros e, por isso, têm uma atenção maior em quererem estar próximos através da oração e das mensagens enviadas. Neste caso, o Pe Francisco Sanches da Diocese de Santiago, postou na página de facebook dos seminaristas maiores de Cabo Verde: «Caros seminaristas! Desejo-vos um bom encontro! Aos finalistas desejo mais força ainda! Em comunhão e oração»
A Diocese de Mindelo conta com 8 seminaristas maiores (1 em Faro, 3 em Évora, 3 em Caparide e 1 nos Olivais, Lisboa) e a Diocese de Santiago tem 23 seminaristas maiores (2 no Seminário de São José, ilha de Santiago; 5 em Itália [3 em Piatxencia e 2 em Roma]; 7 em Évora; 2 em Caparide e 7 nos Olivais, Lisboa).