SECAM TEM NOVO PRESIDENTE: CARDEAL OUÉDRAOGO

2019-07-29       Actualidade       Igreja  

  

O Arcebispo de Ouagadougou, no Burkina Faso, Cardeal Philippe Nakellentuba Ouédraogo, e Cardeal-Sacerdote de Santa Maria Consolatrice al Tiburtino, foi eleito Presidente do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagascar (SECAM).

Nascido a 25 de Janeiro de 1945, foi ordenado sacerdote de Kaya, no Burkina Faso, em 14 de Julho de 1973. Aos 5 de Julho de 1996, foi nomeado bispo de Ouahigouya, no Burkina Faso, e ordenado Bispo de Ouahigouya, em 23 de Novembro de 1996. Foi mais tarde nomeado Arcebispo de Ouagadougou, capital do Burkina Faso, aos 13 de Maio de 2009 e criado Cardeal em 22 de Fevereiro de 2014.
Aos 22 de Fevereiro de 2014, D. Philippe Ouédraogo foi nomeado Cardeal-Sacerdote de Santa Maria Consolatrice al Tiburtino e instalado como Cardeal-Sacerdote de Santa Maria Consolatrice al Tiburtino em 27 de Abril de 2014.
D. Ouédraogo substitui no cargo de Presidente do SECAM o Arcebispo do Lubango, em Angola, D. Gabriel Mbilingi, que serviu durante dois mandatos de seis anos.
O primeiro Vice-Presidente do SECAM é D. Sithembele SIPUKA, Bispo de Mthatha, na África do Sul e o segundo Vice-Presidente, D. Lúcio Andrice MUANDULA, Bispo de Xai Xai, em Moçambique.
O Rev. Padre Terwase Henry Akaabiam, da Nigéria, foi também nomeado como Secretário-geral do SECAM, para substituir o Rev. Padre Joseph Komakoma, da Zâmbia, que terminou o seu mandato. Outras mudanças no Secretariado serão comunicadas em tempo devido.

Fonte: Vatican News

 



Notícias relacionadas