SDJ reúne jovens de todas as ilhas da Diocese de Mindelo em São Vicente

2017-11-18       Actualidade       Igreja  

  

O Secretariado Diocesano da Juventude (SDJ) da Diocese de Mindelo reúne nos dias 18 e 19 de Novembro, em São Vicente, jovens de todas as ilhas que compõem a Diocese de Mindelo (excepto São Nicolau) para conhecerem a pastoral juvenil da Diocese e traçar directrizes únicas.

Nos dias 18 e 19 de Novembro, os jovens das paróquias da Diocese de Mindelo estão reunidos em São Vicente, convocados pelo SDJ para reflectirem a pastoral juvenil da Diocese de Mindelo, unir as forças e orientarem uma pastoral juvenil única.
Segundo Hélder Monteiro, presidente da SDJ da Diocese de Mindelo, este encontro pretende «unir as forças, conhecer a realidade pastoral juvenil das paróquias da Diocese de Mindelo, traçar uma pastoral única, ter um único caminho e uma única meta, apesar dos caminhos serem diferentes nas paróquias, unir as valências de cada paróquia, criar uma maior sintonia e traçar directrizes para este ano pastoral e para o futuro».
Monteiro, em entrevista ao Site da Diocese de Mindelo, espera que «o pensado durante o encontro, com a ajuda de Deus, seja posto em prática e que se consiga trazer os jovens que antes andavam na Igreja e que hoje estão “descrentes”». Ao mesmo tempo, o presidente da SDJ lamenta o facto dos jovens da ilha de São Nicolau não estarem presentes no encontro por questões de «sermos um país insular e com alguns problemas de transporte que não permitiram a presença de jovens da ilha de Chiquinho».
O encontro conta com três dezenas de jovens das diferentes ilhas e paróquias da Diocese de Mindelo, excepto São Nicolau, e uma variedade de actividades estão a ser realizadas: oração, trabalhos de grupos, exposição do objectivo do encontro, recolha de informações da vivência juvenil da fé nas diferentes paróquias, plenário, debates, criação de um plano estratégico em comum da pastoral juvenil na Diocese de Mindelo e, ainda, o Pe José Carlos da Paulus Editora, responsável pela dinamização do YouCate, falará de como levar os ensinamentos do documento a todos os jovens. 



Notícias relacionadas