SÃO JOÃO BAPTISTA CELEBRADO NA DIOCESE DE MINDELO

2019-06-24       Actualidade       Igreja

O calendário litúrgico assinala hoje, 24 de Junho, a Solenidade do Nascimento de São João Baptista, o Precursor do Senhor, e, na Diocese de Mindelo, encontramos duas paróquias que têm o Santo como Padroeiro: paróquia de São João Baptista no Porto Novo e paróquia de São João Baptista no Norte da ilha da Boa Vista. Para além dessas paróquias, muitas outras localidades celebram São João Baptista com destaque para Ribeira de Julião.

Dom Ildo Fortes celebra São João Baptista no Porto Novo e Pe Adriano Cabral, pároco, celebra São João Baptista no Norte da ilha da Boa Vista. São estas duas paróquias da Diocese de Mindelo que têm São João Baptista como Padroeiro, embora haja muitas localidades que celebram São João Baptista. Em Ribeira de Julião será o Pe Paulo Vaz a presidir a festa.
João Batista, além da Virgem Maria, é o único santo de quem a Liturgia celebra o nascimento para a terra. João, como “Precursor” de Jesus teve, de facto, um papel único na História da Salvação. Filho de Zacarias e de Isabel, a sua vida não desabrochou por iniciativa humana, mas por dom de Deus a dois pais de idade avançada e, por isso, já sem possibilidade de gerar filhos. Situado na charneira entre o Antigo e o Novo Testamento, como Precursor, João é considerado profeta de um e outro Testamento. O paralelismo estabelecido por Lucas entre a infância de Jesus e de João Batista levou a Liturgia a celebrar o nascimento de ambos: o de Jesus no solstício de Inverno e o de João no solstício de Verão.