S. João Leonardo, presbítero
(09/10/2015)

Nasceu em Lucca, na Toscana, Itália, no ano 1541. Primeiramente foi farmacêutico, mas abandonou tudo para se tornar sacerdote. Devotou toda sua vida ao ministério sacerdotal, pregando e ensinando o catecismo. Viveu num tempo de revitalização do catolicismo sob os auspícios do Concílio de Trento. Em 1574, fundou a Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus. Reuniu em torno de si um grupo de sacerdotes dedicados à propagação da fé nos meios não-crentes. Por este motivo é tido como o inspirador da Propaganda Fidei, ou Obra da Propaganda da Fé, actuante até nossos dias, no âmbito da Santa Sé. Ao lado de São Felipe Néri, de São José de Calasanz e de São Camilo de Léllis, São João Leonardo é uma das figuras marcantes da Igreja do século XVI.

S. Dionísio, bispo, e companheiros, mártires
(09/10/2015)

Dionísio é comemorado como o primeiro Bispo de Paris. O historiador Gregório de Tours diz que Dionísio foi um missionário enviado pelo Papa a evangelizar o norte da França. Ao formar a primeira comunidade cristã na cidade de Lutécia, hoje Paris, foi acusado e processado como pregador de uma religião ilegal, e morreu mártir junto com dois membros, Rústrio e Eleutério, por volta do ano 250. Sobre os túmulos destes mártires, foi construída a sumptuosa Basílica de "Montmartre", um dos maiores monumentos de Paris cristã.

Beato John Henry Newman, cardeal, +1890

Beato John Henry Cardeal Newman

Nasceu em Londres, a 21 de Fevereiro de 1801 e morreu em Edgbaston a 11 de Agosto de 1890. Foi um sacerdote anglicano convertido ao catolicisno, posteriormente nomeado cardeal pelo Papa Leão XIII em 1879. Foi Beatificado no dia 19 de Setembro de 2010 pelo Papa Bento XVI.

Estudou no Trinity College de Oxford (1816) e no Oriel College (1822) e foi ordenado sacerdote da Igreja Anglicana e um dos líderes do "Movimento de Oxford". Naquela época, ele considerava o anglicanismo de seu tempo excessivamente protestante e laicizado e o catolicismo parecia-lhe corrompido em relação às origens do cristianismo. Buscou uma "via media" entre os dois, e, pesquisando sobre os primórdios da Igreja Católica, acabou por converter-se.

Depois de sua conversão ao catolicismo, foi ordenado sacerdote da Igreja Católica em Roma, abriu e dirigiu em Birmingham um oratório de S. Filipe Neri e foi ainda reitor da Universidade Católica da Irlanda.

Vangelodelgiorno