S. Frei Gil de Santarém, presbítero, +1265
(15/05/2017)

S. Frei Gil de Santarém

Dá-se como nascido em Gonfalim de Vouzela pelos anos de 1185 a 90. De seu nome Gil de Valadares, foi muito novo estudar filosofia e medicina no mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, e auxiliado por D. Sancho I foi enviado a prosseguir os seus estudo em Paris onde cedeu a vaidades e dissoluções. Conseguiu, porém, o jovem Gil libertar-se de tal situação e arrepiar caminho, tomando o regresso à pátria. De passagem por Palência, toma aí o hábito de S. Domingos. Fundou os conventos de S. Domingos em Santarém, e um outro no Porto. Morreu a 14 de Maio de 1265, dia da Ascensão do Senhor. As suas relíquias encontravam-se na quinta das Lapas (Torres Vedras) e estão desde há algum tempo na Sé de Santarém.

ecclesia.pt

Santa Joana de Lestonnac, viuva, religiosa, fundadora, +1640
(15/05/2017)

Santa Joana de Lestonnac

Foi a fundadora da Companhia de Maria, uma ordem religiosa que tinha como missão educar as jovens da época.

Nasceu em 1556, num período em que a Igreja vivia grandes conflitos. Seu pai, católico fervoroso e membro do Parlamento de Bordéus, era conselheiro do rei de França; sua mãe, de confissão calvinista, era irmã do filósofo humanista Michel de Montaigne.

Casou-se em 1572, com Gaston de Montferrand, com o qual conviveu até 1602 e teve sete filhos.

Quando viúva, após perder dois de seus filhos, Joana de Lestonnac entrou para o mosteiro cisterciense em Toulouse, mas por problemas de saúde não pode continuar na vida monástica. Voltou para Bordéus e mais tarde fundou a ordem religiosa Companhia de Maria com o objetivo de levar o catolicismo através do ensino educacional.

A ordem que fundou recebeu aprovação pontifícia em 1607.

Em 19 de setembro de 1834 Joana de Lestonnac foi declarada venerável. Em 23 de setembro de 1900, ocorre a beatificação de Joana de Lestonnac. Foi canonizada por Pio XII em 1949, sendo considerada pelos católicos como a padroeira das vítimas de abusos e das viúvas, além de protetora das famílias.