Santo Antão: Paróquia São Pedro Apóstolo celebra missa pelo Dia Mundial dos Pobres

2020-11-19       Actualidade       Igreja

No passado domingo, dia 15 de novembro, a Igreja Católica celebrou o Dia Mundial dos Pobres, e, pensando no atual cenário de pandemia da Covid-19, a Paróquia São Pedro Apóstolo, na localidade de Chã de Igreja, realizou a Missa pelos pobres. Na ocasião, os fiéis também puderam contribuir com a doação de alimentos não perecíveis, como gesto concreto.

“Estamos a atravessar sérias dificuldades de pessoas a passar fome, pessoas que passam dias sem pôr a panela ao lume, porque não há nada”, frisa padre Bernardino Sena, ressaltando os impactos da pandemia do novo coronavírus.
 Instituído pelo Papa Francisco no dia 20 de novembro de 2016 – Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo e encerramento do Ano Santo da Misericórdia (2015-2016) ‒ o Dia Mundial dos Pobres nasceu como um sinal concreto desse Ano Santo extraordinário que, desde então, é celebrado em toda a Igreja no penúltimo domingo do Ano Litúrgico, neste ano, 15 de novembro.

Neste ano de 2020, a mensagem do papa nos exorta: “Estende tua mão ao pobre” (Sir 7,32). Francisco nos convoca a contribuir para eliminar ou pelo menos aliviar a pobreza dos nossos irmãos. De que forma? Primeiro, “o encontro com uma pessoa em condições de pobreza deve nos provocar e nos questionar”. Segundo, “estender a mão é um sinal”, afirmou. “Um sinal que apela imediatamente à proximidade, à solidariedade, ao amor”.

Fonte: Site - Redação|Hernany Dias