RENOVAMENTO CARISMÁTICO CATÓLICO RECEBE CARTA DE BÊNÇÃO APOSTÓLICA DE SUA SANTIDADE

2019-08-02       Actualidade       Papa Francisco

O Renovamento Carismático Católico (RCC) esteve reunido no início do mês de Julho, 05-07, no Mindelo, no Encontro Nacional para assinalar os 25 anos da presença da espiritualidade em Cabo Verde. Cerca de 200 pessoas das diversas ilhas do arquipélago participaram do evento. Recentemente, o grupo recebeu uma carta do Vaticano, onde o Papa concedia uma Bênção Apostólica a todos os que participassem do Encontro Nacional.

Jorge Silva Gomes, coordenador do RCC, publicou uma carta no seu perfil de facebook com a seguinte descrição: «irmãos, mesmo atrasado, acaba de chegar uma carta do substituto do Secretário de Estado do Vaticano, felicitando o RCC de Cabo Verde». Eis, na íntegra, a descrição da carta:
Prezado Jorge Silva Gomes, responsável diocesano de Mindelo do Renovamento Carismático Católico;
Informado de que o Renovamento Carismático Católico está a completar 25 anos de presença em Cabo Verde - com momento alto na Assembleia prevista nos primeiros dias do [próximo] mês de Julho -, o Sumo Pontífice une-se, solícita e jubilosamente, ao louvor e acção de graças dos seus membros por este oásis de Deus no meio de tanto materialismo que, obstruindo o Sopro do Espírito Santo, asfixia na humanidade o homem interior.
Implorando para todos o dom duma grande compaixão por esta imensa multidão humana, o Santo Padre pede a cada um para continuar a dar voz e vida ao clamor do Espírito Santo “Abba-Pai”, como fazia Jesus que não se cansava de anunciar ao mundo que Deus é Pai.
Como sinal e penhor da sombra fecunda do Espírito Santo sobre grupo de oração e comunidades de vida carismática, sobre paróquias e ambientes que alegram com o louvor de Deus, sobre os corações e as famílias, para darem, por vosso intermédio, continuidade ao prodígio da Encarnação de Deus no mundo, que teve início no seio da Virgem Mãe, sua Santidade, Papa Francisco, concede-lhes, extensiva a quantos participarem na referida Assembleia Jubilar Diocesana a implorada Bênção Apostólica.
Roma, 30 de Maio de 2019.
Edgar Peña, Substituto da Secretaria de Estado de Sua Santidade.

Recorde-se que o Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, partilhou um tema com os presentes no Encontro Nacional – “Fortalecidos pelo Espírito Santo, chamados a ser construtores da unidade, mensageiros da paz” – referência da terceira etapa do programa jubilar, no sábado, 06 de Julho, e, no domingo, 07 de Julho, às 10h30, na igreja de Nossa Senhora da Luz, presidiu a eucaristia de encerramento do encontro.