Previstas por Einstein há 100 anos, ondas gravitacionais detectadas pela primeira vez

2016-02-11       Actualidade       Ciência e Tecnologia  

  

A existência destas ondas era a derradeira previsão ainda por confirmar da Teoria da Relatividade Geral. Agora, dois detectores muito especiais nos EUA apanharam uma a passar pela Terra.

“Detectámos ondas gravitacionais. Conseguimos!” Foi com estas palavras e um grande sorriso que David Reitze, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), anunciou esta quinta-feira nos EUA, numa conferência transmitida via Web para o mundo inteiro, que a colaboração científica internacional LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) tinha, pela primeira vez, detectado directamente estas ondas, teorizadas por Albert Einstein há 100 anos mas até agora nunca confirmadas pela observação. Os resultados foram simultaneamente publicados online na revista Physical Review Letters.

As ondas gravitacionais são produzidas por eventos astronómicos cataclísmicos. E tal como a queda de um seixo num lago produz ondinhas que deformam a superfície da água, elas deformam o “tecido” do espaço-tempo ao propagarem-se pelo Universo à velocidade da luz. Foi essa deformação, que nos resultados que acabam de ser anunciados foi da ordem do milésimo do diâmetro de um protão – o que dá uma ideia da precisão exigida aos instrumentos – que foi agora detectada pelo LIGO, situado nos EUA.

As ondas em causa foram emitidas pela colisão de dois buracos negros com cerca de 30 vezes a massa do nosso Sol, que ao girar em torno um do outro, foram descaindo e girando cada vez mais depressa até se fundirem e formarem um único buraco negro. E esse violento encontro final deu origem a um novo – e único – buraco negro gerando o “disparo” de ondas gravitacionais.

Para ler o artigo completo click o link da fonte da notícia, no fim desta página.

Fonte: Público

 



Notícias relacionadas

         Paróquia de Santo António, ilha de São Vicente, celebra o padroeiro ... (2017-06-14)
         Pela primeira vez em 500 anos, um bispo convertido será elevado a car ... (2017-05-23)
         Papa recebeu presidente de Cuba pela primeira vez (2015-05-10)