PE PAULO VAZ FALA SOBRE A CELEBRAÇÃO DE SANTO ANTÓNIO, RIBEIRA DE CRAQUINHA, EM TEMPO DE COVID-19

2020-06-13       Actualidade       Igreja

A paróquia de Santo António, ilha de São Vicente, a mais nova paróquia da Diocese de Mindelo, erigida no dia 05 de Fevereiro de 2017, celebra hoje, 13 de Junho, o Padroeiro, Santo António, num momento de grandes desafios para todos por causa da Covid-19. A celebração de Santo António, este ano, decorre sem festa e sem as habituais actividades de todos os anos, é presidida por Dom Ildo Fortes, Bispo da Diocese de Mindelo. Pe Paulo Vaz, pároco, faz avaliação da caminhada da comunidade, enquanto paróquia, fala da celebração deste ano e analisa a vivência dos paroquianos neste tempo de Covid-19.

No entender de Pe Paulo Vaz, pároco, a paróquia de Santo António, ilha de São Vicente, «é uma comunidade muito viva e dinâmica; nela existe gente competente e que muito pode dar à sua paróquia e à sua comunidade». Como aspectos menos bons, Vaz salienta o facto da comunidade paroquial não ter um pároco exclusivo para ela e a acomodação de certos paroquianos.
Este ano, pela primeira vez, Santo António é celebrado sem festa, isto porque, segundo Vaz, «tudo aquilo que pode ser visto como perigoso para expansão da Covid-19 deve ser evitado». Assim, só haverá a missa da festa. «Procuramos evitar a procissão, o desfile com santo António pelas ruas, a peregrinação da imagem pelas casas dos paroquianos» - conclui.
Pe Paulo Vaz é da opinião de que «as pessoas têm vivido esta pandemia com confiança em Deus. Preocupadas, mas não desesperadas e nem desamparadas». No entanto, salienta que a Pandemia agravou a situação de vida de muitas pessoas e famílias da paróquia e torna-se necessário a solidariedade de todos para se fazer frente à esta crise.