PE PAULO VAZ APRESENTA A SEMANA SANTA

2019-04-15       Actualidade       Igreja

Na passada sexta-feira, 12 de Abril, no final da Via-Sacra Inter-paroquial que partiu da Igreja de São Vicente, Monte Sossego, para a Igreja de Santo António, Craquinha, o pároco, Padre Paulo Vaz, no final da celebração, aproveitou para apresentar a Semana Santa:

«Iniciamos a Semana Santa no Domingo de Ramos, onde proclamamos Jesus Cristo o Rei, o Messias e o Salvador, Aquele que na humildade, na pobreza e na entrega total se identifica connosco e com a humanidade. Na Quinta-feira Santa celebramos o dia do Amor Fraterno. O Senhor nos constitui “Família”, na Igreja, e a todos nos reúne no seu abraço de amor. Na Sexta-feira da Paixão, o Senhor nos mostra como a fragilidade humana é capaz até de crucificar o Rei da Glória, o Filho de Deus. A nossa ignorância e os nossos pecados levam ao sacrifício da Cruz, ainda hoje, tantos filhos de Deus. Por causa da nossa vida, da nossa conduta e dos nossos comportamentos, Jesus continua hoje a carregar o peso da história e a ser mais uma vez e tantas vezes crucificado. No Sábado Santo, caríssimos irmãos, celebramos a Grande Vigília, onde o Senhor ressuscita a todos nós e nos dá uma nova oportunidade de vida».
O Vigário-Geral da Diocese de Mindelo, no final, desafiava a todos os presentes para uma vivência plena da Semana Santa, evitando tudo o que é capaz de distrair: «celebremos este tempo Pascal, esta Grande Semana, sentindo-a verdadeiramente. Não nos deixemos afastar pelas festas, paródias, pagodes e coisas frívolas que esta sociedade nos quer impingir». Pelo contrário, Vaz pedia: «deixemos que o Senhor nos arraste, nos desafie e nos atrai para Ele e nos faça participar no esplendor da sua ressurreição».