Pe João José celebra Eucaristia na Cadeia de Ribeirinha na Semana Nacional dos Reclusos

2017-09-28       Actualidade       Igreja

O Pe João José celebrou no dia 26 de Setembro, às 15h00, uma Eucaristia na Cadeia de Ribeirinha, enquadrada na Semana Nacional dos Reclusos que acontece de 25 a 29 de Setembro. Participaram muitos reclusos que frequentam o estabelecimento prisional, a Direcção da Cadeia de Ribeirinha e muitos paroquianos que quiseram estar presentes.

A Semana Nacional dos Reclusos é uma iniciativa que acontece em todos os estabelecimentos prisionais do país e que é marcada por palestras, servições religiosos, actividades desportivas e recreativas e muitas outras. Neste sentido, a Igreja Católica que tem uma presença semanal na Cadeia de Ribeirinha esteve com os reclusos para a celebração de uma Eucaristia que foi presidida pelo Pe João José.
Na sua homilia, o vigário das paróquias da ilha de São Vicente exortou a todos os reclusos a valorizar, preencher e dar sentido ao tempo de reclusão. «Não pode ser apenas um tempo sem fazer nada. É um tempo que deve ser aproveitado para pensardes na vida, crescerdes nas relações familiares, sociais e humanas, a traçardes novos caminhos e novos horizontes para a vossa própria vida».
No final da celebração o Pe João José contou uma história de superação, a história de Santa Maria Goreti e Alexandro, e anunciou que neste Novo Ano Pastoral que se iniciará no dia 01 de Outubro, será um ano em que a Igreja Católica vai dispensar uma atenção especial para com a Cadeia de Ribeirinha: visitas semanais, atendimento espiritual e aconselhamento, acompanhamento dos que deixarão o estabelecimento prisional e uma Eucaristia uma vez por mês – todas as últimas terças-feiras de cada mês.