Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, visita Diocese de Mindelo

2017-11-28       Actualidade       Igreja

O Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente, está em Cabo Verde, mas precisamente na Diocese de Mindelo, São Vicente, desde ontem, 27 de Novembro de 2017, por ocasião dos 25 anos da ordenação presbiteral de Dom Ildo Fortes.

O Cardeal, Dom Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, chegou ontem, 27 de Novembro na ilha de São Vicente para participar na celebração de acção de graças pelos 25 anos da ordenação presbiteral do Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes. Na sua agenda, o cardeal Patriarca de Lisboa tem dois momentos chaves, duas conferências; uma realizada hoje às 18h00 na Universidade de Mindelo “A missão dos leigos na Igreja, na política e na sociedade” e outra amanhã no Centro Paroquial Bom Pastor às 10h00 para os sacerdotes da Diocese de Mindelo “O mistério e ministério do presbítero”.
Hoje, 28 de Novembro, Dom Manuel Clemente efectuou uma vista a ilha de Santo Antão, acompanhado por Dom Ildo Fortes e alguns padres, onde celebrou uma eucaristia às 12h00 na paróquia de Nossa Senhora do Livramento, Ponta do Sol.
Dom Manuel José Macário do Nascimento Clemente  é o 17º e actual Cardeal-Patriarca de Lisboa, com o título de D. Manuel III. Em 04 de Janeiro de 2015 o Papa Francisco anunciou a nomeação cardinalícia de Dom Manuel Clemente, tendo sido elevado a cardeal-presbítero com o título da Igreja de Santo António dos Portugueses em 14 de Fevereiro de 2015 no Consistório Ordinário Público de 2015.