Paróquias da ilha de São Vicente comprometidas com os pobres

2017-11-19       Actualidade       Igreja

As paróquias da ilha de São Vicente (Nossa Senhora da Luz, São Vicente e Santo António) celebraram hoje, 19 de Novembro, na escola salesiana, o primeiro Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco no dia 13 de Junho de 2017. A mensagem do Papa para a celebração deste dia tem como lema “não amemos com palavras, mas com obras” (1 Jo 3, 18).

As paróquias da ilha de São Vicente deram ouvidos ao pedido do Santo Padre e celebraram com muitos dos desfavorecidos da ilha de Monte Cara o Dia Mundial dos Pobres, numa celebração que aconteceu na escola salesiana, iniciou-se com a eucaristia às 12h00 presidida pelo Pe João José, responsável pela área pastoral da caridade, depois houve o almoço e, por fim, uma tarde racheada de músicas e danças.
O Pe João José, na sua homilia na eucaristia, dizia que «é uma vergonha em pleno século XXI, com todos os descobrimentos e conquistas que o mundo já conheceu, com toda a riqueza mundial… estarmos a celebrar um dia dedicado aos pobres. Isto mostra claramente que há uma má distribuição dos bens». Ao mesmo tempo, o presidente da celebração dizia que «a feliz iniciativa proposta pelo Papa Francisco ajuda-nos a lembrar, nem se for por um dia, por todos os desfavorecidos da nossa sociedade, a rezar por eles e a estender-lhes a nossa mão amiga».
Com esta iniciativa, as paróquias da ilha de São Vicente põe em prática as palavras do papa Francisco aquando da instituição deste dia: «somos chamados a estender a mão aos pobres, a encontrá-los, fixá-los nos olhos, abraçá-los, para lhes fazer sentir o calor do amor que rompe o círculo da solidão. A sua mão estendida para nós é também um convite a sairmos das nossas certezas e comodidades e a reconhecermos o valor que a pobreza encerra em si mesma».
A festa dos pobres foi organizada pela Caritas Inter-paroquial, em sintonia com as Caritas das respectivas paróquias, que patrocinaram aproximadamente a três centenas de filhos e filhas desfavorecidos da ilha de São Vicente uma tarde diferente.